“O Guerreiro Midiático” é o título da biografia do jornalista e pesquisador José Marques de Melo, escrita por Sérgio Mattos e editada pela Vozes. O livro foi lançado no último sábado, dia 4, durante o congresso da Intercom, que neste ano aconteceu em Caxias do Sul. “A história da vida dele é muito gostosa, parece um romance”, comentou o autor. Reconhecido estudioso do Jornalismo, José Marques de Melo já tinha sua trajetória acadêmica traçada em perfil por Maria Cristina Gobbi. “Faltava registrar em livro o seu aspecto humano”, completou Mattos.

Buscando explicações numerológicas, astrológicas e místicas ao sentido que a carreira do professor tomou, Mattos chegou à conclusão de que ele é um predestinado, além de obstinado, a batalhar no campo das mídias. É a partir deste aspecto que a narrativa é desenvolvida. O biografado antecipa não concordar completamente com esta visão, apesar de ainda não ter lido o livro no dia do lançamento. Ainda assim, ressaltou o seu contentamento por ter sido foco de interesse do escritor e jornalista Sérgio Mattos.

Com o sotaque alagoano combinando à fala tranquila, Melo confessou à equipe do Nonada após o evento sua impressão sobre ser o personagem de um livro. “Acho que estou muito moço ainda para ser biografado, mas já que os colegas insistem… Minha expectativa é que as pessoas me conheçam melhor. Quem sabe assim eu faça mais amigos”, disse bem humorado. Fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ele foi o primeiro doutor em Jornalismo titulado por Universidade Brasileira, em 1973.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixar um comentário

Não há comentários nessa página ainda. Vamos começar essa conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *