A Sala P. F. Gastal, no terceiro andar da Usina do Gasômetro em Porto Alegre, planejou a mostra “Kurosawa 100 Anos”, com as três das principais obras de Akira Kurosawa, para comemorar o centenário de nascimento de um dos mais influentes cineastas do Japão e do mundo. Os filmes Rashomon, Trono Manchado de Sangue e Yojimbo serão exibidos em 16mm, com legendas em português, podendo ser vistos em diferentes horários a partir de hoje até 03 de outubro.

Rashomon analisa a fragilidade moral do ser humano, quando posto diante de uma situação que exige coragem. (Crédito: Daiei Montion Picture Company)

Akira Kurosawa dirigiu 30 filmes ao longo de uma carreira que se iniciou em 1943 e durou cinquenta anos. Recebeu muitas indicações ao Oscar de melhor filme estrangeiro, se tornando também bastante apreciado pelos cineastas ocidentais, principalmente americanos. Em 1975, venceria com o filme Dersu Uzala. Um tempo depois, em 1990, o japonês receberia um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra.

Hoje é possível conferir Rashomon a partir das 15h, Trono Manchado de Sangue às 17h e mais Yojimbo às 19h.

Datas, horários e mais informações sobre a mostra Kurosawa 100 Anos podem ser conferidas em http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/cs/default.php?p_noticia=132556

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Jornalista, mestrando em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras e nas pessoas. Twitter: @rafaelgloria
Deixar um comentário

Deixar um comentário

Não há comentários nessa página ainda. Vamos começar essa conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *