Editoras relançam clássicos e trazem novidades da não-ficção

No ano de 2011, o mercado editorial brasileiro dá continuidade aos lançamentos de ícones da literatura jornalística.

A Companhia das Letras relança pela coleção Jornalismo Literário talvez o melhor livro do norte-americano Gay Talese. “Honra teu Pai”, que estará nas livrarias em fevereiro, de acordo com a editora, foi editado no Brasil pela extinta Expressão e Cultura sob o título “Os Honrados Mafiosos”, em 1972, um ano depois de o texto sair nos Estados Unidos.

Pelo selo Companhia de Bolso, o clássico “O Jornalista e o Assassino”, da repórter da revista “The New Yorker”, Janet Malcom. O livro não recebia uma reedição desde 1990.

A Bertrand traz mês que vem “A Beleza e o Inferno”, de Roberto Saviano. O autor do emblemático “Gomorra” reuniu uma série de textos escritos antes mesmo de publicar seu grande livro. Nele, Saviano apresenta a história de diversos escritores que, assim como ele, foram perseguidos por mafiosos e outros corruptos por causa do que escreveram.

O livro "A Beleza e o Inferno", do escritor italiano, Roberto Saviano, será lançado em fevereiro no Brasil pela Bertrand (Foto:Divulgação)
O livro "A Beleza e o Inferno", do escritor italiano, Roberto Saviano, será lançado em fevereiro no Brasil pela Bertrand (Foto:Divulgação)

No ano passado, a Companhia das Letras editou clássicos como “A Vida Secreta da Guerra”, do correspondente do “The Observer” no Oriente Médio, Peter Beaumont e  “Operação Massacre”, obra de genialidade do argentino Rodolfo Walsh.

A editora Globo trouxe numa edição dois textos de Monteiro Lobato bastante significativos no livro “Ferro e o Voto Secreto”, sobre as técnicas de produção de aço usadas nos Estados Unidos (Ferro) e a respeito de uma carta que o escritor enviou ao então presidente Arthur Bernardes, na década de 20.

Já a Realejo editou “Realidade Re-Vista”, compilação das principais matérias da extinta revista Realidade, que fez história no Brasil entre 1966 e 1976. O livro é assinado simplesmente por José Hamilton Ribeiro e José Carlos Marão.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *