Julio Conte e o palco sem paredes

TEXTO Luana Fuentefria

Ensaiadamente espontâneo – ou mesmo espontaneamente ensaiado – com a ilustre participação do convidado mais importante para qualquer espetáculo, o público. Essa noite se improvisa – Tennesse Williams garante boas risadas e entretenimento pelo tempo indefinido em que o diretor Julio Conte pretende segurar a plateia. Indefinido porque tudo, ou quase tudo, depende dos convidados.

Julio Conte é o mestre de cerimônias e o comandante da grande trupe de atuadores que ignora qualquer suposta existência de uma quarta parede. A ideia é que, desde o princípio, quando o público é recebido com champanhe e dança, não se estipule uma diferença entre atores e espectadores.

Não há ensaio geral, a não ser a preparação dos atores para momentos específicos e para soltar gritos de incentivo à interação. Os atuadores da plateia não são obrigados a participar – é dado a cada um uma ficha em que verde mostra o interesse em subir ao palco e vermelho o contrário – o que garante a comodidade e a participação intensa e voluntária.

São inicialmente exercícios de desinibição, que preparam o ambiente para as improvisações que ao final resultam na peça de Tennessee Williams, Um Bonde Chamado Desejo. Tudo, do início ao fim, com a presença do público no palco que, sem saber ao certo diálogos e marcações, inovam e criam uma adaptação própria do texto.

As escolhas e mudanças embaraçam o ritmo da peça, fazem as risadas por vezes se perderem. Como em tudo o que passa ali, no entanto, o responsável é o espectador. Assim como a ele, em boa parte, pode se atribuir o resultado e a própria satisfação.

Porém é indiscutível que o show que desvenda talentos e momentos inesperados sabe se fazer um diferencial ao que poderia ser mais uma peça do competente Julio Conte. Dessa vez, no entanto, o diretor escolheu compartilhar com o público o prazer de realizar mais uma bela montagem.

O espetáculo Essa noite se improvisa – Tennessee Williams segue hoje e amanhã, 29 e 30/01, às 21h, na sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura (Rua Erico Verissimo, 307).

Confira a programação completa do Porto Verão Alegre clicando aqui.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *