Encontrados filmes de propaganda nazistas em 3D de 1936

Documentário sobre o sexto congresso do Partido Nazista em Nuremberg é um dos exemplos de filmes de propaganda alemã (Fonte: Arquivo)

Há novos indícios de que quando se fala em tecnologia durante a segunda guerra mundial, os alemães estavam anos a frente. Foram encontrados, em arquivos federais alemães, filmes de propaganda nazista de 1936 em 3D, dezesseis anos antes de o formato se tornar conhecido nos Estados Unidos. Com cerca de trinta minutos cada rolo, sabe se que os nazistas eram obcecados em gravar tudo e cada imagem era planejada, pensando em como ganhar o controle do país e das pessoas.

Quem encontrou os filmes foi o diretor Philippe Mora durante uma investigação para levantar material para o seu documentário que tratará o modo como os alemães usavam a imagem para influenciar a opinião pública na época. Ele comentou que os filmes foram realizados por um estúdio independente para o Ministério e Propaganda e rotulados como “Raum film”, filmes de espaço, podendo ser por isso que ninguém tenha percido que era em 3D.

A descoberta ainda não confirmada pelo arquivo federal demonstra que os nazistas estavam adiantados não só na tecnologia de guerra, mas também no cinema. As primeiras gravações americanas usando a tecnologia 3D foram realizadas apenas nos anos 50, não tendo alcançado o êxito de atualmente.

Compartilhe
Ler mais sobre
nazismo
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.
Ler mais sobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *