A pressão do mercado editorial foi muito grande e a Câmara Brasileira do Livro acabou recorrendo à solução óbvia. Ontem, a CBL anunciou mudanças nas regras do Prêmio Jabuti, a mais conceituada premiação literária do Brasil, após a polêmica do ano passado.


Polêmica envolvendo Chico Buarque marcou a edição de 2010 (Crédito: Divulgação)


Em sua 53ª edição, o prêmio ganha novas categorias – passou de 21 para 29. Também foi excluída a premiação de três livros por categoria: agora será apenas uma obra vencedora. O valor distribuído entre os ganhadores subiu de R$ 123 mil para R$ 147 mil.


As mudanças ocorrem após a controvérsia do ano passado envolvendo Leite Derramado, de Chico Buarque. A obra foi eleita a melhor ficção e o melhor livro do ano, mesmo tendo ficado em segundo lugar na primeira fase, na categoria romance. Com as novas regras, isso não seria possível.


De acordo com a presidente da CBL, Karine Pansa, as mudanças não foram motivadas pela polêmica – internautas chegaram a pedir que Chico devolvesse o prêmio – , e sim pela necessidade de melhorar as regras. “O prêmio chegou a um ponto que precisa passar por aperfeiçoamento a cada ano”, resumiu Karine.


Em comunicado oficial, a entidade diz que o objetivo é “cobrir de forma mais adequada os diversos segmentos do crescente mercado editorial brasileiro e dar maior destaque aos vencedores da premiação em cada categoria”.


As inscrições para o Jabuti começam nesta quarta-feira, dia 23 de março. Podem concorrer apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010. A participação é aberta a editores, escritores, autores independentes, tradutores, ilustradores, produtores gráficos e designers. No ano passado, a premiação alcançou recorde de inscritos (2.867). Mais informações e regulamento no site www.premiojabuti.org.br.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixar um comentário

Não há comentários nessa página ainda. Vamos começar essa conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *