O fechar de cortinas de José Renato Pécora

O diretor e ator de teatro José Renato Pécora faleceu nesta segunda-feira subitamente, em decorrência de um enfarte. José Renato era paulistano e tinha 85 anos. Foi o fundador e idealizador do Teatro de Arena de São Paulo, responsável pela montagem de Eles Não Usam Black-Tie, considerado marco do teatro dos anos cinquenta, em uma das correntes do nacionalismo no teatro brasileiro. Aluno da primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD), em São Paulo,  ao terminar o curso, em 1950, propõe o formato de arena para um espetáculo.

Além de Eles não usam Black-Tie, também montou a peça de Nelson Rodrigues Boca de Ourono final dos anos 60. A partir de 1970, se tornou professor de direção teatral na Escola de Teatro da Fefierj, atividade que exerceu até 1996, ao se aposentar.

Ele estava em cartaz com a peça Doze Homens e Uma Sentença, após 56 anos sem atuar. José Renato ainda atuou ontem à noite, no Teatro Imprensa. Mais tarde seguiu para o Terminal Rodivário do Tietê para embarcar para o Rio de Janeiro. Acabou passando mal e foi encaminhado para o Pronto-Socorro de Santana, onde faleceu.

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *