Publicação espanhola reúne desenhos de Kafka

Livro “Dibujos de Kafka” apresenta 41 desenhos do escritor (Crédito: Divulgação/Sexto Piso)

Não é de se estranhar que a faceta desenhista de Franz Kafka (1883 – 1924) seja bem menos conhecida pelo público do que a faceta de escritor. O próprio autor demonstrou ao amigo e biógrafo Max Brod o desejo de que todos os seus desenhos fossem destruídos logo após a sua morte. Mas o seu pedido foi devidamente desrespeitado, e sua produção em imagens chega aos admiradores contemporâneos. Foi lançado neste mês na Espanha o livro “Dibujos de Kafka”, publicação que reúne todos os desenhos conhecidos do escritor em um só volume.

Niels Bokhove e Marijke van Dorst são os autores que levantaram a obra desenhada do escritor tcheco para o livro, lançado pela editora Sexto Piso. Eles relacionam as 41 produções encontradas com fragmentos de livros, cartas, diários e anotações de Kafka conservados por Max Brod. Não se sabe ao certo onde se encontra grande parte da coleção de desenhos que não foram localizados pelos autores, mas suspeita-se que esteja em bancos de Zurique e Tel Aviv.

Não há nos traços de Kafka rigor perfeccionista, o que revela a espontaneidade com que desenhava. Também não são sabidas as datas em que as imagens foram produzidas, por isso não se pode delinear uma evolução no desenho. O que se vê é uma inclinação ao expressionismo e ao absurdo, através da representação de silhuetas alongadas em posição reflexiva, praticando esgrima ou debruçadas sobre mesas.

A editora Sexto Piso disponibilizou na internet um fragmento do livro citado. Para ver, clique aqui.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *