Anunciado Projeto do primeiro Museu do Videogame Brasileiro

Museu do Videogame francês reúne desde os clássicos até o mais modernos consoles (Crédito: Divulgação)

A Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (ACIGAMES) e o Jogo Justo (projeto de fomento aos games nacional) anunciaram na última quinta-feira, dia 11 de agosto, o início do projeto para a criação do primeiro museu do videogame brasileiro por meio do site do Jogo Justo.

“Para isso, seguimos modelos como o do Museu dos Games da França, o Musée du jeu Vidéo e o projeto Vigamus Italiano”, declarou Moacyr Alves Jr. O nome do museu também já foi escolhido, chamar-se á Museu dos Videogames Norian Munhoz Júnior, uma homenagem à memória do maior colecionador de games do Brasil e também fundador do Canal 03, o clube de colecionadores de games brasileiros.

Boa parte do acervo do museu será montado pela doação de vários colecionadores de jogos, para ajudar na construção do Museu dos Videogames Brasileiro é só entrar em contato com a ACIGAMES, através do email da secretaria: secretaria@acigames.com.br.

Na França, o Musée du jeu Vidéo foi inaugurado no dia 14 de abril do ano passado em Paris, com o objetivo de democratizar os games, abordando desde os primórdios dos jogos eletrônicos até os dias atuais, passando pelo crescimento da indústria e além de vender a ideia dos games como expressão artística. O lugar tem um cuidado especial com os aparelhos e com os grandes nomes que transformaram os videogames em um imenso fenômeno, como Ralph Baer, Jordan Mechner e Shigeru Miyamoto. Esperamos que por aqui a coisa vá por esse caminho também.

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *