Prêmio Jabuti soma 290 concorrentes em 29 categorias

O Prêmio Jabuti chega a sua 53ª edição. (Crédito: Reprodução)

Os finalistas do 53º Prêmio Jabuti, uma das mais visadas premiações literárias, foram anunciados na noite da última quarta-feira, dia 21. Ao todo, são 290 candidatos – dez em cada uma das 29 categorias – selecionados pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). As categorias incluem romance, biografia, contos e crônicas, poesia, reportagem, além de premiações mais técnicas, como tradução e projeto gráfico.

Dentre os indicados está o escritor curitibano Dalton Tre­visan, que concorre na categoria contos e crônicas com a obra Desgracida, a penúltima de sua carreira. Já na categoria romance, que no ano passado premiou o jornalista Edney Silvestre por seu romance de estreia Se Eu Fechar os Olhos Agora, destaca-se o escritor carioca José Castello, com seu livro Ribamar.Os renomados poetas Manoel de Barros, Adélia Prado e Ferreira Gullar concorrem o prêmio Jabuti em outra disputa.

Este ano, além de oito novas categorias – 29 contra 21 no ano passado – será premiado apenas um vencedor, que receberá a quantia de R$ 3 mil. O resultado sai no dia 30 de novembro, quando serão anunciados também os vencedores de livro do ano em ficção e não-ficção, que recebem R$ 30 mil cada. A lista completa dos concorrentes pode ser conferida no site da CBL.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *