Trilogia de Alan Pauls chega à metade com “História do Cabelo”

"História do Cabelo" (2011), de Alan Pauls. (Crédito: Reprodução)

Iniciada em 2008 com o livro “História do Pranto”, a trilogia sobre os anos setenta criada pelo escritor argentino Alan Pauls atinge sua metade em 2011. O segundo volume, intitulado “História do Cabelo”, chega às livrarias do Brasil na próxima quinta-feira, dia 22, pela editora Cosac Naify. A última parte da trama, que tem o dinheiro como elemento central, já está sendo finalizada pelo autor em Buenos Aires.

“São três coisas [lágrimas, cabelo e dinheiro] que temos e que perdemos, gastamos, ao longo da vida. Era essa sensação que queria passar ao tratar desse período histórico, porque foi por essa experiência que passaram os argentinos na época”, contou Pauls ao jornal Folha de São Paulo nessa segunda-feira, dia 19.

O romance curto (de 159 páginas) conta a história de um homem obcecado por seu cabelo, que vai criar um vínculo imaginário de dependência com os dias que vai ao cabeleireiro aparar as mechas. O enredo parece cômico, mas a morte é muito presente no personagem que tem câncer, no que é um veterano de guerra e no barbeiro paraguaio, imigrante deslocado na sociedade em que vive. “Tratar dos anos 70 por meio de um guerrilheiro, de um verdugo, seria óbvio. Desse modo, consigo falar dos temas que a época me sugere com um enfoque diferente”, afirmou o autor.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *