Primeira página de um dos cadernos de anotações de Isaac Newton (Crédito: Cambridge University Library/Divulgação)

Quem quiser acessar as anotações e estudos de Sir Issac Newton (1642-1727) agora pode fazer isso sem nem mesmo sair de casa. Os cadernos de faculdade e o original do “Livro dos Resíduos” foram digitalizados e disponibilizados na internet pela biblioteca da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Ao todo, quatro mil páginas manuscritas sobre descobrimentos importantes de Newton estão à disposição dos internautas. A iniciativa faz parte da coleção “Fundamentos da ciência”, que ainda pretende disponibilizar documentos de Charles Darwin, Lord Kelvin, J.J. Thomson, Ernest Rutherford, entre outros.

A entidade, que contém a coleção maior e mais importante dos trabalhos do cientista inglês, apresentou uma seleção inicial de manuscritos de Newton, concentrando-se em seu trabalho em matemática na década de 1660. Ao longo dos próximos meses, a expectativa é de acréscimo de novas obras. A relação entre Newton e a Universidade de Cambridge é bem estreita, por isso o grande acervo da organização. O físico e matemático começou na entidade como estudante em 1661, graduando-se em 1665. Entre 1669 e 1701, ocupou a cadeira Lucasiana de Matemática, tempo durante o qual entregava à reitoria uma cópia de seus estudos e palestras.

Após sua morte, os manuscritos de posse de Newton passaram de geração em geração na sua família, até que, em 1872, os membros de sua família decidiram doar os documentos para a Universidade completar seu acervo sobre Newton. Em 2000, a Universidade de Cambridge adquiriu uma coleção muito importante de manuscritos científicos do Conde de Macclesfield, que consistiam de um número significativo de letras de Isaac Newton e outros papéis.

Os manuscritos publicados no site da biblioteca incluem anotações de Newton sobre Filosofia Natural dos Princípios Matemáticos, publicados originalmente em 1687. O arquivo não contém somente as leis do movimento, mas também a lei da gravitação universal, considerada uma das obras mais significativas na história da ciência. Ao longo dos próximos meses a biblioteca da universidade irá disponibilizar mais páginas, fazendo com que quase toda a sua coleção de Newton esteja disponível.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixar um comentário

Não há comentários nessa página ainda. Vamos começar essa conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *