Entre os dias 7 e 25 de maio estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de relatores da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte). Eles serão responsáveis pela elaboração dos pareceres sobre os projetos julgados pelo fundo, que buscam financiamento artístico e cultural. São seis membros titulares e seis suplentes. Os interessados devem ser habilitados para emissão de parecer em uma destas áreas: música; artes cênicas; artes visuais (inclui arte digital e eletrônica); audiovisual; humanidades (inclui literatura e Obras de Referência); patrimônio imaterial e moda.

O credenciamento será realizado através da Secretaria Municipal da Cultura. O candidato deverá solicitar junto ao Protocolo Central da Prefeitura Municipal de Porto Alegre a abertura do processo, que será analisado pelo Comitê Assessor da SMC. Os inscritos serão habilitados de acordo com a pontuação obtida pela análise de qualificação técnica, por apresentação de diplomas e certificados na área cultural, e também pela comprovação de experiência na área. Após a fase de habilitação, os candidatos serão avaliados pelo Colégio Eleitoral, que ficará responsável pela eleição dos seis conselheiros e seis suplentes, que integrarão a CAS. Os eleitos irão participar de um treinamento a ser feito pelo Fumproarte, em data a ser estabelecida posteriormente.

A CAS é formada por 12 representantes da comunidade cultural e 6 (3 titulares e 3 suplentes) representantes da Administração Municipal. O projeto inscrito é analisado tecnicamente pelo Comitê Assessor da Secretaria. Depois de aprovado, dentro dos aspectos legais e de viabilidade técnico-financeira, o projeto é remetido para análise da CAS que dará o parecer do ponto de vista artístico e cultural.

No edital de 2012/1 estão destinados 2 milhões de reais para investimento nos projetos culturais. Em 2011, foram 347 inscritos, 238 submetidos à avaliação da CAS sendo que 38 deles foram contemplados pelo financiamento.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments