Cinema brasileiro com legenda em francês

Capitães de Areia, de Cecília Amado, abre o Festival do Cinema Brasileiro de Paris. Crédito: Filme Capitães de Areia /Reprodução

A partir de amanhã até o dia 22, os brasileiros que estivem em Paris poderão matar a saudade de casa com a 14ª edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris, que homenageará o escritor baiano Jorge Amado (1912-2001) pelo segundo ano consecutivo e projetará mais de 30 filmes nacionais. O festival será inaugurado com Capitães da Areia, livro escrito em 1937 e adaptado para o cinema por Cecília Amado, neta do escritor.

As homenagens ao Jorge Amado foram estendidas nesta edição devido ao grande sucesso alcançado em 2011. Segundo os organizadores, o centenário de seu nascimento, comemorado neste ano, também influênciou nessa escolha. O diretor francês Claude Santiago, que morreu em janeiro, também será homenageado com a projeção de dois de seus documentários: Tom Zé/ dada Brasil e Carlinhos Brown Bahia Beat.

A diretora e fundadora do festival, Katia Adler, declarou à Agência Efe que seu objetivo é mostrar ao mundo o que se faz no Brasil atualmente, pois os filmes brasileiros raramente são divulgados no exterior. Para uma ampla aceitação, o investimento é em uma programação eclética, que seja atraente também aos profissionais do setor.

Na primeira semana do festival, de 9 a 15 de maio, serão apresentados 14 longas-metragens de ficção, dos quais sete competirão pelo Prêmio do Júri, que será entregue no dia 15 de maio. Já de 16 a 22, data em que o festival será encerrado, serão projetados mais 15 documentários. A mostra também celebrará o 20º aniversário da RioFilme, uma empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro, com a apresentação de algum dos melhores filmes criadas durante estas duas décadas. O presidente da RioFilme, Sergio Sá Leitão, também deverá participar do festival.

Em paralelo ao festival, inúmeras atividades complementares também serão apresentadas, como uma exposição multimídia centrada na “maior favela da América do Sul, a Rocinha”. A 14ª edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris ocupará as salas do cinema Le Nouveau Latino, situadas no centro da capital francesa.

Compartilhe
Ler mais sobre
Processos artísticos Resenha

Festival Porongos: música preta independente do Rio Grande do Sul

Notícias

Biblioteca Nacional homenageia centenário de Jorge Amado