Festa Literária de Paraty tem sua programação divulgada

Jonathan Franzen é um dos convidados internacionais da Flip (Crédito: Graham Turner/ reprodução The Guardian)

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) é o homenageado da edição deste ano da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontece entre os dias 4 e 8 de julho na cidade carioca. Miguel Conde, curador do evento, afirmou em entrevista coletiva realizada na quarta-feira que “Drummond continua a nos lançar questões, demandando novas leituras”. O escritor será tema da conferência de abertura e de peça a ser apresentada na Casa de Cultura. Ciranda de Tarituba e Lenini se apresentarão em shows no primeiro dia do festival, que comemora seu décimo aniversário.

No total, a Flip contará com 42 convidados, o maior número das últimas edições. Entre os nomes internacionais confirmados estão Amin Maalouf, escritor e jornalista libanês, Juan Gabriel Vásquez, autor colombiano, Jennifer Egan, vencedora do Prêmio Pulitzer de ficção em 2011, o americano Jonathan Franzen, autor de “Liberdade” e o francês J. M. Le Clézio, ganhador do Nobel de Literatura em 2008. Altair Martins, André de Leones, Carpinejar e João Anzanello Carrascoza, escritores brasileiros que ainda não tinham participado da Festa, estarão presentes nas discussões. Zuenir Ventura, Roberto DaMatta e Luis Fernando Veríssimo também estão na programação.

A comemoração do aniversário será marcada pelo lançamento de um DVD, reunindo trechos dos 120 autores que já passaram pelo evento, e dois livros. O orçamento do evento, que totaliza em R$ 7 milhões, aumentou 23% em relação ao ano passado, devido a melhorias de mobilidade para os visitantes e inflação. Saiba mais na página oficial do evento, onde consta também a programação completa: www.flip.org.br/

Compartilhe
Ler mais sobre
flip livros Paraty
Ler mais sobre
Sem categoria

Recortes | Comics – Música, Free Comic Book Day e Troféu HQ Mix

Notícias Políticas culturais

Plano Nacional do Livro e da Leitura terá investimentos de R$ 373 mi