Manuscritos do escritor irlandês para todo mundo ver (Crédito: Divulgação)

A biblioteca nacional da Irlanda disponibilizou online e gratuitamente uma coleção de manuscritos de James Joyce. A coleção inclui notas e primeiros rascunhos de clássicos do escritor irlandês como “Ulisses”, um dos principais romances do século 20, e “Finnegans Wake“, assim como outros textos raros escritos originalmente entre 1903 e 1928.

 Os manuscritos podem ser vistos online a partir de fotos tiradas dos originais. A Biblioteca anunciou que, a partir de junho, haverá um investimento em softwares para visualização dos registros em alta resolução.

 James Joyce é amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX. Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses/Gente de Dublin (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939) – o que se poderia considerar um “cânone joyceano”.

  Para visualizar a coletânea acesso o catálogo

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Jornalista, mestrando em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras e nas pessoas. Twitter: @rafaelgloria
Tags: