Está gravado no imaginário ocidental que muito do melhor que já se fez em termos de arte e design tem um pé na Itália. A mostra Italian Genius Now (IGN), que o público porto-alegrense poderá apreciar a partir de quarta-feira, dia 6 de junho, no Santander Cultural, reforça essa ideia. Mostrando uma seleção de peças artísticas e de design provindas do país da bota, especificamente do acervo do Centro de Arte Contemporânea Luigi Pecci (Prato/Itália), o evento celebra a criatividade Made in Italy e a sua história ao longo dos últimos 60 anos.

A Vespa 150 GS, de Corradino D'Ascanio, faz parte da mostra (Crédito: Centro Pecci/Divulgação)

A exposição engloba cerca de 90 obras de 49 designers e artistas representativas do recorte histórico escolhido pela curadoria. O curador, Marco Bazzini, é diretor artístico do Centro Pecci e professor, tendo como sua especialidade a pop arte italiana. A mostra surgiu no ensejo das atividades do Ano da Itália na China, ocorrido em 2006, a partir da exposição Il tempo delle trasformazioni: arte europea dalla Collezione del Centro Pecci (O Tempo das Transformações: arte europeia da Coleção do Centro Pecci), já tendo passado por Hanoi, Cingapura, Seul, Tóquio, Taipei, Nova Deli e Roma. Esta é a primeira vez que a IGN vem ao Brasil, divulgando o acervo da instituição de Prato.

Não veio a seleção de obras de Leonardo DaVinci para o Margs, como fora anunciado em 2010 para o previsto Ano da Itália no Brasil, mas vieram alguns “gênios” do design italiano para o Santander. O Nonada acompanhará as atividades relativas ao evento, trazendo também textos sobre o conjunto de obras. A primeira palestra aberta ao público acontecerá na própria quarta-feira de estreia da exposição, às 17h. Na ocasião, o curador Marco Bazzini falará sobre a relação Arte x Design. A visitação da mostra pode ser feita até o dia 12 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h. Saiba mais através da página italiangeniusnow.com.br, e fique atento à nossa cobertura.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments