Censo Gamer Brasil 2012 revela comportamento de jogadores e do mercado

 

A pesquisa foi realizada pela InsideComm,  empresa da área de mídia, marketing e pesquisa, em parceria com a Associação Comerial, Industrial e Cutural de Games (ACIGAMES) e a base de controle de dados foi realizada através de um sistema online com perguntas focadas na indústria e em consumidores. O levantamento revela que 58% dos brasileiros que jogam videogames, ou seja, mais da metade estão localizados na região sudeste do Brasil, concentrados apenas em quatro estados: São Paulo, liderando com 64%, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. Considerando o universo de brasileiros que jogam videogames, 51,59% têm ou estão acima dos 19 anos de idade e são solteiros. O Gerente de Novos Negócios da InsideComm, Luiz Ferrarezi afirmou que os outros estados ainda têm uma “enorme dificuldade para adquirir produtos deste segmento”. 

Os videogames lideram a preferência do gamer brasileiro, seguido pelos computadores e depois mobile, com 26%. O PlayStation 2 é o primeiro colocado, presente em 41,2% dos lares brasileiros, seguido pelo Xbox 360 com 40,09%. Em terceiro lugar vem o PlayStation 3, com 40,5% de presença.  Quase 10% dos jogadores que jogam, não possuem consoles dentro de casa.  Alguns dados, como a atuação da piratararia no mercado de games brasileiro, não foram surpreendentes. Foi constatado que, boa parte dos jogadores utilizam-se do mercado informal para adquirir os seus jogos e consoles. Com o censo também foi descoberto que boa parte dos gamers brasileiros possuem videogames desbloqueados e que PS2 ainda é o console mais pirateado do País.

Se você está curioso quanto ao resultado na íntegra, acesse a pesquisa diretamente no site da ACIGAMES, onde a pesquisa completa está disponível.

Obs: A imagem é puramente ilustrativa: trata-se de um recorte do gráfico oficial de resultados da pesquisa. Clique no link acima para maiores informações. 

Compartilhe
Ler mais sobre
InsideComm
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.
Ler mais sobre