Foto de Josef Koudelka, parte da exposição "Invasion: Praga 68" (Crédito: Divulgação)

O Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, após adiamentos que deixaram os fãs do evento apreensivos em relação à sua realização em 2012, chega à sua 6ª edição trazendo para debate o tema “a experiência coletiva”. A ideia é evidenciar movimentos do campo das imagens que se consolidaram a partir de experiências coletivas, relacionando-os com a história social do século XX.

De 21 de agosto a 30 de novembro, exposições diversas poderão ser vistas na Casa de Cultura Mario Quintana, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e na Bolsa de Arte. A programação de palestras e seminários está mais concentrada entre os dias 22 e 25 de agosto, conforme informações do site oficial do festival, no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfandega).

A abertura do FestFoto acontece no no dia 21 de agosto, às 19h, no Memorial do Rio Grande do Sul, e conta com o lançamento do livro “Vi Ver”, de Nair Benedicto, a fotógrafa homenageada deste ano. A sua produção fotográfica volta-se para temáticas sociais, especialmente as que envolvem mulheres, crianças, populações indígenas e ecologia. 

O festival reserva outra presença de peso: o fotógrafo tcheco Josef Koudelka vem a Porto Alegre no dia 6 de novembro para participar do FestFoto, e estará na abertura de sua exposição, que é inédita no Brasil. Trata-se de “Invasion: Praga 68”, que consiste em fotos do autor relativas à Primavera de Praga, impressas em grande formato, expostas ao lado de centenas de panfletos de propaganda que circulavam na época.

Mas as principais novidades do evento são tecnológicas: para os que não puderem estar na cidade ao longo da próxima semana, haverá transmissão e cobertura ao vivo dos eventos via mídias sociais e streaming. Além disso, estarão disponíveis aplicativos para iPads, Androids e QRCode, com conteúdo do festival. Aqueles que tiverem tablets poderão baixar gratuitamente na App Store e no Google Play os catálogos desta edição e das anteriores, que serão interativos e multimídia.

Saiba mais através da página oficial do evento: http://www.festfotopoa.com.br/2012/

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments