VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso começa neste fim de semana em São Paulo

O clássico O Gabinete do Doutor Caligari irá fechar o evento (Crédito: Arquivo)

Quem está em São Paulo pode prestigiar a sexta edição da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso que acontece de 11 a 19 de agosto na Cinemateca Brasileira e no Auditório Ibirapuera. O evento de periodicidade anual apresenta um amplo panorama da produção cinematográfica nacional e internacional produzida essencialmente no início do século passado.

A jornada traz ao público as mostras Luzes e Sombras, voltado ao cinema expressionista alemão, e Cinema Soviético dos Anos 1920, que faz um panorama sobre a revolução Russa, além de Brasil – O Espetáculo de 1992 e Destaques de Pordenone. O evento ainda conta com atrações paralelas como o Salão das Novidades.A palestra Cinema Soviético dos anos 1920: Massas e Poder, com François Albera, professor de História e estética do cinema na Universidade de Lausanne, na Suíça, também faz parte da programação. Rielle Navtski, da Universidade da Califórnia (EUA), e Eduardo Morettin, da USP, ministrarão a conferência Cinema Brasileiro nos Anos 1920.

No fechamento do evento, no domingo, 19, às 19h, o clássico O Gabinete do Doutor Caligari , de Robert Wiene, será exibido ao ar livre na plateia externa do Auditório Ibirapuera. A programação completa da VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso pode ser conferida nos site da Cinemateca e do Auditório Ibirapuera.

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.