Reaberturas de espaços culturais prometem movimentar Porto Alegre

Reabertura do Araújo Vianna está marcada para o dia 20 de setembro (Crédito: Lucas Cunha)

Durante a semana, surgiu duas boas notícias no campo da cultura na cidade de Porto Alegre: o retorno do palco Araújo Viana e a possibilidade da restauração do Cinema Capitólio ser concluída ainda esse ano.

A primeira é o resultado de uma parceria entre o setor  público e o privado que começou em abril de 2010, quando se deu a colocação dos tapumes ao redor do espaço.  Com um projeto orçado em mais de 18 milhões de reais e mais de dois anos de obra, o Araújo terá sua reabertura oficial no dia 20 de setembro. Algumas das novidades são os assentos na plateia, um sistema de climatização e acústica refeitos, além de novos bares, banheiros e acessibilidade. O espaço também aumentou, são  3.000 lugares em formato de plateia fixa e cerca de 4.800 quando for composto por cadeira e pista. No dia 20, vários artistas locais apresentação suas canções mais representativas, e no dia 22 Maria Rita volta a capital para apresentar o show “Redescobrir”, em que interpreta canções de Elis Regina.

Outro projeto que promete movimentar a cultura na cidade é o Cine Capitólio, que pode ser reaberto ainda em dezembro. Essa semana a Prefeitura de Porto Alegre publicou no Diário Oficial, um termo de Cooperação Cultural com a Fundacine de R$181,58 mil para o acompanhamento técnico da terceira e última etapa de restauração. Ainda falta a verba federal para terminar a reforma, a expectativa agora é que com o edital das obras sendo publicado em duas semanas, a conclusão da reforma ocorra em quatro meses. Futuro centro cultural de pesquisa e preservação da memória audiovisual, o Capitólio vai contar com uma sala de exibição com 188 lugares, cinco salas para exibição de recursos multimídia com espaço para pesquisa, café, lojas e salas de exposição.

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.
Ler mais sobre
Políticas culturais Reportagem

Prefeitura de Porto Alegre usou projeto reprovado para licitar obra na Usina do Gasômetro

Notícias Políticas culturais

Prefeitura de Porto Alegre descumpriu lei e artistas trabalham sem receber