Reportagem em quadrinhos sobre o movimento de estudantes espanhóis

Capa da reportagem em quadrinhos Yes we camp!

Um grupo de artistas espanhois, de diferentes cidades do país, publicou um livro reunindo ensaios e quadrinhos que relatam o movimento de estudantes nas praças da Espanha para protestar contra a crise econômica. “Yes, we camp! Trazos para una (r)evolución” relembra os acampamentos estudantis (relacionados aos protestos mundias Occupy) que tomaram diversas cidades espanholas.

Os jovens espanhois saíram às ruas de Madri no dia 15 de maio exigindo democracia, emprego e educação. Os protestos se espalharam rapidamente graças às redes sociais e em dias o movimento já ocupava praças em Málaga, Granada, Barcelona e Tenerife. Em comitês organizados de maneira eficiente pelos estudantes, os protestos eram organizados em relação a questões legais, de comunicação, limpeza, comida, saúde e entretenimento.

Exemplo recente de jornalismo em quadrinhos, a reportagem produzida de forma coletiva por diversos artistas sobre os protestos do dia 15 de maio pode ser acessada livremente pelo site espanhol Dibbuks. O livro está disponível para leitura online (em espanhol) pelo site http://www.dibbuks.com/yeswecamp/index.htm. No prefácio, os autores (desenhistas e escritores) dizem ter uma responsabilidade e uma oportunidade únicas, por isso abriram mão de seus direitos autorais e desejam que o projeto seja visto por pessoas de todo o mundo. Acesse lá!

Compartilhe
Ler mais sobre
madri málaga occupy yes we camp
Ler mais sobre