Livro reúne fotos inéditas da primeira turnê do Nirvana na Europa

Kurt Cobain em Roma, a imagem da capa do livro "Experiencing Nirvana: Grunge in Europe, 1989" (Crédito: Bruce Pavitt/Divulgação)

Em 1989, o Nirvana realizava sua primeira turnê na Europa, passando por Itália, Suíça, França e Inglaterra. Ao lado de Kurt Cobain, que assumia vocais e guitarra, estavam Krist Novoselic, no baixo, e Chad Channing, na bateria.

O co-fundador do selo Sub Pop, Bruce Pavitt – que lançara o primeiro disco do grupo, “Bleach”, no mesmo ano da turnê –, acompanhou a banda na viagem, e registrou com sua câmera amadora alguns momentos dos músicos no palco, e também fora dele.

Vinte e três anos depois da estreia europeia da banda grunge, Pavitt decidiu publicar suas fotos em um livro. O resultado está em “Experiencing Nirvana: Grunge in Europe, 1989”, e-book disponível no iTunes. O formato escolhido foi o digital por possibilitar a realização de um lançamento mundial, através do qual fãs de diferentes países podem acessar o conteúdo rapidamente. A versão impressa será lançada posteriormente.

Nas fotos é possível ver não apenas os músicos do Nirvana, como também os das bandas Mudhoney e Tad, que participaram da mesma turnê. Passeios por cidades como Roma e Londres estão documentados, além de momentos das apresentações e dos bastidores.

Apesar da pouca qualidade técnica das imagens, os registros dão uma ideia do início da banda na época da formação de seu público. A crítica musical europeia deu atenção às apresentações do Nirvana, o que contribuiu com a sua consagração comercial no retorno aos Estados Unidos. Após a turnê, o conjunto desligou-se da Sub Pop, pois recebeu a oferta de uma grande gravadora para a produção de seu disco seguinte, que veio a ser “Nevermind”.

Algumas imagens que compõem o livro:

[nggallery id=13]

Compartilhe