MoMa abre exposição permanente de jogos digitais

O  Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), um dos mais importantes do mundo, vai abrir uma exposição permanente de videogames em suas instalações. Começa em março do ano que vem e os visitantes vão poder interagir com 14 games lançados entre 1980 e 2009.

vib-ribbon, jogo de ritmo do Playstation também está na exposição (Crédito: Divulgação)

Os primeiros jogos são Pac-ManTetris , Another World , MystSimCity 2000vib-ribbon , The SimsKatamari Damacy , EVE Online , Dwarf FortressPortalflOw , Passage e Canabalt .

 Paola Antonelli , curadora sênior do departamento de arquitetura e design, em postagem no blog do museu afirma  que os games são formas de arte, mas que, para essa coleção, ela e sua equipe resolveram expô-los sob uma perspectiva do design. Cada título foi escolhido pela interação proporcionada ao jogador, baseada na estética, no espaço em que o jogo existe e no tempo que a experiência dura.

A ideia do museu é expandir a coleção para 40 títulos. Entre os próximos jogos que eles pretendem adquirir estão Zork,  Super Mario Bros., The Legend of ZeldaStreet Fighter IIChrono TriggerGrim Fandango e Minecraft.

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.