Cobertura Oscar 2013 | Chile, la alegría ya viene!

O Nonada segue a sua cobertura do Oscar 2013 com o filme No, indicado a Melhor Filme Estrangeiro. Acompanhe-nos para ficar por dentro dos filmes que tem chances (ou não) de levar alguma estatueta para casa.

Filme retrata a campanha que mobilizou a população chilena a votar no referendo contra Pinochet. (Crédito: divulgação)

No (Idem, Chile/França/EUA, 2012)

Direção: Pablo Larraín

Roteiro: Pedro Peirano, baseado em peça de Antonio Skármeta.

Com: Gael García Bernal, Luis Gnecco, Alfredo Castro, Néstor Cantillana, Antonia Zegers, Marcial Tagle, Jaime Vadell, Paulo Brunetti, Pascal Montero e Alejandro Goic.

______________________________________________________________

Como sair de uma tragédia como uma ditadura militar? Como a população responderá a isso? Quem conhece a história recente da América Latina sabe que os casos foram diferentes em todos os países: da pressão popular exercendo influência direta ou de forma mais conciliatória. Mas e se os habitantes de um país tivessem a chance de escolher se preferem manter ou acabar com uma ditadura por meio do voto, como se daria a comunicação com essas pessoas? Apenas por este problema, já vejo No se tornando, ao lado de obras como Mera Coincidência (1997), Entreatos (2004) e Arquitetos do Poder (2010), um novo filme que professores de Marketing Político adorarão trabalhar em suas aulas.

Baseado numa peça de Antonio Skármeta (autor do livro que inspirou O Carteiro e o Poeta, de 1995), No enfoca a complexa campanha do “Não” no referendo que deslegitimou a permanência do ditador Augusto Pinochet no poder, em 1988. Enfocando a enorme tensão provocada não só pela dissidência com relação ao governo totalitário, mas também entre as diversas correntes políticas da oposição, o filme traz como centro o publicitário René Saavedra (Bernal), que, sem qualquer experiência com algo do gênero, vê-se diante da tarefa monstruosa de vencer não apenas a natural desconfiança de um povo reprimido por 15 anos de uma sangrenta ditadura, mas também a resistência dos militantes à suas ideias.

(Crédito: divulgação)

Em seu terceiro filme sobre o regime militar chileno depois de Tony Manero (2008) e Post Mortem (2010), o diretor Pablo Larraín faz escolhas interessantes para tornar os acontecimentos tão genuínos quanto possível: empregando uma razão de aspecto próxima do 1:33.1 (similar à televisão da época), o cineasta busca aproximar o visual do filme ao vídeo da década de 80, resultando numa estética bastante lo-fi. Em sintonia com esse intento, estão imagens superexpostas nas sequências externas e ajustes rápidos de foco, como se estivéssemos testemunhando algo similar a um found footage, o que torna a recriação de época ainda mais convincente. É pena, portanto, que a montagem entrecortada acabe prejudicando essa intenção, servindo apenas para chamar a atenção e lembrar que o filme tem um diretor (ao menos, os exibicionismos de Larraín se concentram nos primeiros 20 minutos de projeção, não comprometendo o filme como poderiam. A partir daí, a montagem torna-se mais orgânica e eficaz).

Entendendo que a obra é mais sobre o acontecimento que retrata do que sobre os personagens, Gael García Bernal investe numa composição discretíssima, acertando justamente por não tentar chamar atenção para si mesmo: suas interações com a ex-companheira e o filho pequeno, entre outros personagens, o estabelecem como um sujeito absolutamente comum que, embora se oponha a Pinochet, não toma um papel ativo na luta política (ao contrário da ex-esposa, que o critica por isso, embora a relação entre ambos seja amigável). Saavedra não é alguém movido por paixões ideológicas, mas isso não quer dizer que o sujeito não mude nem aprenda com suas experiências – algo simbolizado por uma frase dita três vezes ao longo do filme pelo publicitário, todas com significados e contextos distintos. Outro destaque é a atuação de Alfredo Castro, que, como o chefe de Saavedra, vive um homem que escapa a definições simplistas: apoiador ferrenho do regime pinochetista, o sujeito despreza as escolhas políticas de Saavedra, mas isso não o impede de tomar uma atitude surpreendentemente nobre com relação ao rapaz, em certo instante da projeção (o que, claro, não o exime de sua ignorância política).

Corretamente evitando uma postura panfletária (a menos que se opor a Pinochet seja considerado panfleto, e não bom senso), No aborda, em sua narrativa, uma questão do marketing político que revela-se particularmente delicada naquela situação: é sabido, por quem estuda esse fenômeno, que a propaganda negativa tende a causar maior rejeição para aquele que a produz. No entanto, como sair de uma ditadura violentíssima como a de Pinochet sem apontar o dedo para os culpados das mortes e torturas? Ao investir numa campanha cujo mote é a alegria, René não consegue entender porque as vítimas diretas do regime ficam (compreensivelmente) ofendidas. Eventualmente, o publicitário consegue equilibrar as mensagens positivas e os ataques ao governo, provocando fortes reações na cúpula governista. Mas, por mais que essa positividade (necessária para levar a causa adiante) não combine com o passado trágico do país, a propaganda da oposição de fato é muito superior à da ditadura, com peças atraentes e dinâmicas cujos elementos lembram, em certos momentos, a narração “hipertextual” de Ilha das Flores e o famoso “Lula Lá” da campanha brasileira do ano seguinte.

Igualmente interessantes são as reuniões dos governistas, que sem dúvida percebem a impopularidade de Pinochet, embora obviamente jamais revelem este pensamento. Desta forma, é uma decisão acertadíssima que o ditador surja apenas em imagens de arquivo, deixando evidente a tarefa impossível daqueles homens de transformá-lo num vovô gentil e carismático – e a voz estridente de Pinochet o torna um “produto” ainda menos atraente do ponto de vista do marketing político. Sem um discurso atraente que justifique a superioridade de sua causa (“Pinochet fez deste um país em que qualquer um pode ficar rico. (pausa) Não todos, mas qualquer um.”, diz um apoiador), o que resta à campanha do governo é a desqualificação de seus oponentes por meio de paródias dignas de dó, além de alarmismo sobre a “ameaça comunista” que só funcionaria com fãs de algum primo ideológico da revista Veja.

Didático sem deixar de ser tenso e envolvente, No dificilmente vencerá o Oscar em sua categoria (Amor é o franco favorito), mas a exposição promovida pela premiação é, sem dúvida, importante para divulgar a um público mais amplo um filme importante que, de outra forma, ficaria limitado ao torrents baixados por meia dúzia de cinéfilos. Bons filmes sobre esse período tão sofrido nunca são demais.

Compartilhe
Ler mais sobre
Direitos humanos Entrevista

“O movimento feminista demorou para valorizar Lélia Gonzalez”, diz neta da intelectual

Memória e patrimônio Reportagem

Pequena Memória para um Tempo Sem Memória #4 – A intervenção da ditadura militar na UFRGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *