De tudo que é batuque

Fui ao Teatro do CIEE na última quinta-feira um pouco às escuras. Em parte pela iluminação pública porto-alegrense ser, em geral, deficitária. Em parte porque eu não tinha a noção exata do que ia encontrar no show de Duca Leindecker. Ninguém que foi assisti-lo tinha, afinal, era o primeiro show de sua turnê solo, em um formato completamente novo, apesar de a maior parte do repertório ter sido formado por músicas da Cidadão Quem, ex-banda do artista.

Esse novo projeto se chama Voz, Violão e Batucada e consiste no artista usando sua voz e tocando seus violões, guitarras, bumbo leguero e pandeiro, quase tudo ao mesmo tempo – e ele usa ainda a caixa do violão de forma percussiva. Um disco homônimo com canções inéditas já está à venda pelo iTunes, mas com lançamento oficial programado para a próxima terça-feira.

Duca Leindecker estreou "Voz, Violão e Batucada" no Teatro do CIEE (Foto: Michel Cortez)

Abrir com “Girassóis” foi como se o músico convidasse sua plateia – que lotou os dois dias de show, fazendo com que a Hits Entretenimento, responsável pelas apresentações, programasse uma sessão extra – para entrar em sua casa e tomar UM BOM VINHO. No refrão e na introdução da música, Duca fez um novo arranjo para o formato ‘homem-banda’, que caiu muito bem, sem descaracterizar a canção e dando um frescor a ela.“Brutalidade e Sol”, de sonoridade um pouco mais soturna, foi a primeira da nova safra a ser apresentada.

“Ao Fim de Tudo”, também da Cidadão, fez os fãs cantarem junto e “Depois da Curva” representou – bem – o Pouca Vogal. Depois desta, quando as cortinas subiram, evidenciou-se uma bonita e muito elaborada iluminação, incomum para um show essencialmente acústico. Em “Os Segundos”, ele ganhou a companhia do baixista Nando Peters, que continuou em “Cachecol Vermelho”, que é outra das novas, “Do Nosso Tempo”, “Breve” e “Pinhal”. Na última, Leindecker resolveu botar suas asinhas de guitarrista de fora e deixou muitos impressionados com a técnica apurada de seus solos, como se já não bastasse a complexa configuração em que ele se apresentou durante a maior parte da 1h15min de show.

Repertório teve diversos clássicos do Cidadão Quem (Foto: Michel Cortez)

“Dia Especial” retomou os hits dos tempos de Cidadão e “Tudo É Longe”, outra nova, mostrou-se a mais fraca do repertório. Foi quando precisou rearranjar “Toda a Forma de Poder” para o Pouca Vogal que Leindecker pensou em explorar o formato atual, e ele gostou tanto da brincadeira que resolveu se aprofundar nela, conforme explicou antes de executá-la. Um cover de “Message In A Bottle”, do The Police, e um medley de “O Amanhã Colorido” e “Iceberg”, provavelmente a melhor e mais criativa música do novo trabalho, finalizaram os trabalhos – no bis, o música fez um medley com músicas que o público ia pedindo.

Iluminação elaborada impressionou (Foto: Edu Deferrari/Divulgação)

O grande mérito de Duca Leindecker em Voz, Violão e Batucada é fazer com que dois mundos diferentes conversem entre si: o da técnica apurada e o da canção popular. São raros os artistas que conseguem juntar os dois de forma homogênea. No Brasil, talvez não seja inédito, mas desconheço alguém que faça algo parecido com o que ele está fazendo – com exceção dos artistas de rua, claro.

As técnicas de fazer sons percussivos na caixa do violão e outras como tapping e two hands, usadas por artistas como Andy McKee e Stanley Jordan, já não são fáceis de fazer quando a concentração é apenas em tocá-las; quando há a preocupação de cantar e ainda usar os pés para ajudar na percussão, menos ainda. Assim, apesar de ainda evidentemente precisar fazer alguns ajustes e achar o melhor caminho dentro desse novo universo sonoro, Duca Leindecker encontrou uma proposta original e diferenciada, merecendo os créditos por isso.

Compartilhe
Ler mais sobre
Porto Alegre
Ler mais sobre
Políticas culturais Reportagem

Prefeitura de Porto Alegre usou projeto reprovado para licitar obra na Usina do Gasômetro