Com nova turnê e repertório dançante, Pato Fu segue longe da zona de conforto

Fotos Ita Pritsch

Em pouco mais de 1h30min, banda mineira desfilou antigos sucessos e candidatos a hit
Em pouco mais de 1h30min, banda mineira desfilou antigos sucessos e candidatos a hit

Mesmo para uma banda que emplacou hit em japonês, lotou teatros tocando instrumentos de brinquedo e fez um país cantar os versos “eu tomo pinga, será que isso é bom ou ruim”, 23 anos de carreira e uma discografia sólida parecem piada ou um delírio adolescente. Mas o Pato Fu não é qualquer grupo. Os mineiros estiveram no Opinião no último sábado, 9 de maio, lançando o seu décimo álbum, Não Pare Pra Pensar, e improvisaram uma grande e animada festa em família.

Queridinhos das FMs e com um currículo que inclui temas de novela e especiais da MTV, eles poderiam muito bem priorizar o seu talento pop-chiclete e manter-se na zona de conforto que acomete tantos artistas com décadas nas costas. Felizmente, não.

Apagam-se as luzes e logo surge no palco o quinteto liderado por Fernanda Takai. A noite começa com uma sequência improvável de quatro novas canções: “Não Pare Pra Pensar”, “Eu Era Feliz”, “Ninguém Mexe com o Diabo” e “Um Dia do Seu Sol”. O que poderia ser um suicídio comercial, o Pato Fu tira de letra. Todas elas têm boa resposta do público e não deixam dúvidas de que: 1) o disco novo é mais dançante e menos experimental que os anteriores, e 2) você pode chamar a banda de tudo, menos acomodada.

O visual é divertido e funcional e acompanha a fase meio “largada” da banda: nas laterais do palco, duas telas complementam as imagens do telão principal e, com o auxílio de projeções, às vezes assumem a forma de amplificadores. O efeito é bacana. Figurinos futurísticos à la Devo, com a vocalista assumindo o papel de comandante de espaçonave e os demais integrantes trajando macacões verdes com símbolos de disco voador, completam o espetáculo.

Fernanda Takai, uma das presenças mais doces do pop nacional
Fernanda Takai, uma das presenças mais doces do pop nacional

Claro que a chegada do primeiro hit da noite, “Depois”, é o que finalmente põe a casa abaixo. A canção vem de mansinho e é logo acompanhada por coros de todas as partes. “Ando Meio Desligado”, a dramática versão do clássico dos Mutantes, aparece em seguida e também arranca suspiros e aplausos.

Os ares de “banda família”, reforçados ainda mais pela turnê anterior Música de Brinquedo (2010), seguem a pleno vapor. Mas a pegada rock também fala alto. A entrada do baterista Glauco Mendes (ex-Tianastácia) trouxe peso à banda e isto fica evidente em momentos como “Rotomusic de Liquidificapum”, faixa-título do disco de 1993, emendada com a já tradicional releitura hardcore do tema dos Flintstones.

A guitarra new wave de John Ulhoa, 49 anos, cérebro musical do grupo e que vem abastecendo o pop rock nacional com ótimos riffs e solos nas últimas décadas, está mais econômica e certeira que nunca. O bom humor também segue afiado. Ao assumir o microfone na acelerada “You Have to Outgrow Rock’n’Roll”, ele pergunta se alguém na plateia anda de skate. Para sua decepção, nenhum adepto do esporte – mas nada que o impeça de começar a soltar decibéis como se estivesse num show de punk californiano.

O baixista Ricardo Koctus e o tecladista Lulu Camargo ajudam a decorar a paisagem sonora com detalhes tão densos quanto sutis, especialmente nas composições mais novas, como “Pra Qualquer Bicho” e “Cego Para as Cores”.

Belo show de uma banda que sabe o que quer, ou que ao menos aproveita o momento. E quem da plateia não se emocionou relembrando o solo de “Sobre o Tempo” ou com a energia depositada em “Eu”, cover da Graforréia Xilarmônica, possivelmente precisa de terapia.

Mais fotos no álbum do Nonada no Flickr.

Compartilhe
Ler mais sobre
Direitos humanos Notícias Políticas culturais

Unesco sugere salário mínimo a todos os trabalhadores da cultura

Direitos humanos Especiais Opinião

Coluna Gemis – Mais da metade da população, menos de 10% no Parlamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *