Tom Zé não pode, não deve e nem quer parar

tom zé1_fernando_halal
Baiano esbanjou vitalidade e promoveu um arrasta-pé coletivo no Salão de Atos da Ufrgs

Texto e Fotos: Fernando Halal

Irrequieto. Ousado. Rebelde, vanguardista. Libertário. Gênio. Quantos vovôs por aí conseguem se enquadrar em tanto adjetivo, sem aparentar senilidade? Certamente um deles é Tom Zé. Aos 79 anos recém comemorados, o baiano de Irará aterrissou esta semana em Porto Alegre, onde fechou a série “Irreverentes” do projeto Unimúsica 2015 com uma apresentação que deixou o Salão de Atos da Ufrgs procurando o queixo no chão.

Como era de se esperar, aliás. Tom Zé no palco é sinônimo de festa. Fora dele também: que o digam as dezenas de admiradores que, horas antes do show, foram conferir sua entrevista aberta no mesmo local. O papo informal aliado à persona amalucada do músico garantiu muitas risadas. “A molecada costumava reduzir os nomes das cidades, como Belo Horizonte, que virou ‘Belô’. Como é que se reduz Porto Alegre?”, questionou. O povo entrega “Poa”, e ele: “Prefiro Poá, porque Poa meio que dá um susto na pessoa”, antes de cair na gargalhada.

De volta ao show: com ingressos esgotados em poucos minutos a entrada simbólica foi 1kg de alimento já era de se esperar um público, no mínimo, bastante ansioso pelo reencontro com o grande marginal da Tropicália. Na plateia, um mix de fãs veteranos, universitários de humanas, ciclistas e vendedores de artesanato praticamente acampou em frente ao prédio e trouxe ao espetáculo um adequado clima de flower power.

tom zé2_fernando_halal
Vestindo lingerie, ele fez uma declaração de amor às mulheres em “Ogodô, Ano 2000”

No palco, está a mesma banda que acompanha o músico há pelo menos uma década: Daniel Maia (guitarra), Felipe Alves (baixo), Jarbas Mariz (cavaquinho e percussão), Cristina Carneiro (teclados) e Fábio Alves (bateria). Para abrir a noite, o sexteto resgata a quase desconhecida “Nave Maria”, do disco homônimo de 1984. Não, definitivamente não estamos diante de um showzinho feijão com arroz de um velho e cansado medalhão da MPB.

O homem que um dia cantou “netos e bisnetos irão lhe sucedendo assim, sempre correndo, pois a grande cidade não pode parar” é mesmo imparável. A canção seguinte é uma releitura para a sua “2001”, imortalizada pelos Mutantes em 1969, e que ao vivo ganha variações de tom, requebradas de quadris do cantor e piadas inenarráveis com Rita Lee e o pênis de Roberto de Carvalho (só quem estava lá para saber).

“Vivo a vida toda pensando que sou criança, então não se envelhece”, ele filosofa, lá pelas tantas. Difícil discordar – muito embora uma criança não seja capaz de cunhar versos tão safados quanto os de “Geração Y”, a primeira amostra do novo álbum (Vira Lata na Via Láctea, de 2014) a dar as caras no repertório: iPad, ai, pede/iPod, aí pode! e por aí vai. “Essa eu escrevi antes de aprender o que é ‘mandar nudes’, senão teria colocado também”, entrega ele.

Por falar em novas gerações, o show também privilegia as recentes dobradinhas de Tom com nomes bacanas da neo-MPB, como o sambinha “Banca de Jornal”, parceria com Criolo, “Salva a Humanidade”, gravada com a Trupe Chá de Boldo, e “Papa Francisco, Perdoa Tom Zé”, escrita por Tim Bernardes (O Terno).

Pouco antes de “Ogodô, Ano 2000” ele defende que “esse negócio de que Deus não gosta de mulher é história, isso foi coisa do Rei Abraão”, enquanto, sem qualquer cerimônia, começa a vestir uma vistosa calcinha vermelha por cima da calça. Testemunhar um quase octogenário arriscar tantos contorcionismos já é um espetáculo à parte, em uma performance que às vezes lembra um lunático recém solto da camisa de força. Feita essa observação, uma peça de lingerie passa a ser mero detalhe.

A transgressora fase anos 70 é representada por “Menina, Amanhã de Manhã (O Sonho Voltou)”, “Hein?” e “Augusta, Angélica e Consolação”, e aí vem o ápice de uma noite já recheada de grandes momentos. Quando ele finalmente empunha o violão e solta os primeiros acordes de “Xique-Xique”, o forró come solto. O baixista Felipe conclama o povo a subir ao tablado e é prontamente atendido por uma legião que já não aguentava ficar sentada. O breve arrasta-pé termina com um batalhão de dançarinos rodeando Tom, que a essa altura faz movimentos dignos de um rockstar, dedilhando seu instrumento ajoelhado no chão.

tom zé3_fernando_halal
Fãs do interior do Estado presentearam o músico com um figurino especial

A plateia volta para seu lugar, mas já não há tempo para muita coisa. Nem bem encerra a última canção, a indefectível “Tô”, o compositor convoca todos para um encontro casual no lado de fora do prédio. Distribui beijos e abraços, faz careta para selfies, autografa discos, faz questão de aderir publicamente ao movimento Cais Mauá de Todos, e promete voltar com material novo.

Ah, se todos envelhecêssemos assim. Confesso que fico cansado só de pensar.

Compartilhe
Ler mais sobre
Comunidades tradicionais Processos artísticos Resenha

Do ventre da árvore do mundo vem “O som do rugido da onça”

Processos artísticos Resenha

Em show autobiográfico, Caetano endossa “Fora, Bolsonaro” do público

Memória e patrimônio Reportagem

Áspera e desigual: como Porto Alegre chega aos 250 anos segundo seus artistas

Os comentários estão desativados.