Biblioteca Pública do RS (Foto: Bruna Cabrera/Especial Palacio Piratini)
Biblioteca Pública do RS (Foto: Bruna Cabrera/Especial Palacio Piratini)

por Mariana Bampi

Um piano de cauda abandonado, uma pequena sala na Biblioteca Pública do Estado e uma ideia criativa: a receita para um projeto independente que celebra o amor pela música.

Eram 19 horas. O som do dueto voz-piano já descia pela escada em formato de caracol da Biblioteca Pública Estadual enquanto cerca de 30 pessoas começavam a ocupar o belo Salão Mourisco, apêndice da construção.

A voz – que interpretava de Berenice Azambuja a Adriana Calcanhoto – era de Lila Borges, cantora e compositora gaúcha, já o acompanhamento no piano de cauda Yamaha da Biblioteca, era de Dionara Schreiner. As duas musicistas estavam apresentando seu espetáculo Mulher Popular Brasileira (espetáculo que homenageia as compositoras e cantoras brasileiras desde Chiquinha Gonzaga) e inaugurando, no dia 27 de setembro, o projeto idealizado pelo produtor cultural Marcos Monteiro, o Chapéu Acústico.

De acordo com Marcos, 60, a ideia surgiu do seu sonho antigo de realizar shows sem depender de incentivos públicos ou privados. “Sempre que eu passava pela Biblioteca Pública eu lembrava do piano de cauda que tem ali. É belíssimo e quase não tinha uso. Estava pedindo alguma iniciativa”, comenta o produtor cultural. O objetivo é englobar outros projetos musicais de diversos estilos para cada edição do Chapéu Acústico. A entrada é gratuita e ao final de cada show, literalmente, passa-se um chapéu para que se contribua com qualquer quantia simbólica.

“A intenção é trazer a cada terça-feira uma nova apresentação, um novo tipo de música, um novo artista da cena musical gaúcha. Nesta semana tivemos Lila Borges e Dionara Schreiner louvando a MPB. Na próxima teremos a Adriana Deffenti com o pré-lançamento do seu show”, diz Marcos.  

O projeto é independente e conta com o apoio da Biblioteca Pública estadual e com a boa vontade dos artistas. Está previsto para acontecer todas as terças-feiras, às 19 horas, no segundo andar da Biblioteca, no Salão Mourisco.

Agenda do mês de outubro:

18/10 – Gil Jazz Trio

25/10 – Show Tom’s Jobim, com Luiz Mauro Filho e Dinho Oliveira

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments