Guia Nonada – Cultura brasileira e latina pautam o fim de semana

O Guia Nonada desta semana destaca eventos sobre cultura brasileira e latina em Porto Alegre. Tem muitas atividades gratuitos e acessíveis! Nos nossos roteiros, damos prioridade a artistas e eventos independentes e acessíveis, que procuram refletir a diversidade cultural brasileira e cujas produções buscam representar e problematizar questões sociais. Mande as suas sugestões para o nonada@nonada.com.br.

AfroMe de volta 

AfroMe é a segunda peça do grupo Pretagô (Foto: André Olmos/reprodução)
AfroMe é a segunda peça do grupo Pretagô (Foto: André Olmos/reprodução)

Sucesso do grupo Pretagô, o espetáculo AfroMe volta a entrar em cartaz hoje questionando: tá bom pra quem? Como escreveu Leo Felipe em crítica publicada aqui no site, “AfroME trata da história e da condição de negras e negros, especialmente os jovens, no Brasil de hoje. Trata da luta para que este não seja o Brasil de sempre, marcado pelo estigma nefasto da escravidão e do racismo que a justificou e que insidiosamente ainda a perpetua. É arte política para tempos que a exigem.” Dias 16, 17 e 18/2 no Boteco do Paulista (Riachuelo, 230).  A entrada é gratuita e a contribuição é espontânea.

Cumbia na Rua vai ao centro 

Um dos primeiros Cumbia na Rua, no viaduto da João Pessoa (Foto: reprodução)
Um dos primeiros Cumbia na Rua, no viaduto da João Pessoa (Foto: reprodução)

Pra dançar música latina até se acabar. A Cumbia na Rua vem reunindo centenas de pessoas e dessa vez a festa vai ser no centro. O evento é mais um das iniciativas com a proposta de ocupar os espaços públicos de Porto Alegre com cultura para todas e todos. Nessa sexta-feira (17/2), a partir das 22h, na Barros Cassal, 161. Gratuito.

Turucutá no Batemacumba, um clássico 

A batucada coletiva independente Turucutá (Foto: divulgação)
A batucada coletiva independente Turucutá (Foto: divulgação)

A batucada independente volta ao Batemacumba no sábado. O grupo lançou recentemente uma nota onde se posiciona sobre o carnaval de blocos de rua da cidade e critica a privatização do Carnaval. “Respeitamos e admiramos todos os blocos participantes desse circuito, suas caminhadas e o papel de cada um no carnaval da cidade, mas entendemos que o projeto apresentado, por seus objetivos e valores, não corresponde à nossa concepção de Carnaval de Rua (livre, democrático e popular).”, diz o grupo a respeito do circuito promovido por produtoras. O bloco vai sair de forma independente no dia  19/3. Neste sábado (18/2), a festa é no Batemacumba (João Alredo, 701), à meia-noite. ingressos de 16 a 20 reais. Mais informações. 

Um passeio por danças brasileiras 

Brasileirada, um espetáculo de dança (Foto: divulgação)
Brasileirada, um espetáculo de dança (Foto: divulgação)

Brasileirada – Uma História de Amor é um espetáculo de dança que conta a história de Avelino e Severina, um casal de forrozeiros que nutre uma arrebatadora paixão pela dança e pela rica cultura popular brasileira. Os bailarinos se aventuram em diversos cenários de nosso país: desde o pampa gaúcho até os manguezais do Pará, se encantando por onde passam com o bailar de cada lugar. Sábado (18/2) e domingo (19/2), às 21, no Teatro Novo DC. (Frederico Mentz, 1561). Ingressos a R$30 online.  

Compartilhe
Ler mais sobre
Direitos humanos Reportagem

Darz Vive: amigos restauram homenagem a grafiteiro assassinado

Direitos humanos Entrevista

“O movimento feminista demorou para valorizar Lélia Gonzalez”, diz neta da intelectual

Processos artísticos Reportagem

Corpo tem sotaque: como mestra Iara Deodoro abriu caminhos para a dança afro-gaúcha