O Guia Nonada desta semana destaca eventos e produções ligadas ao carnaval e a cultura negra. Tem muitas atividades gratuitas e acessíveis! Nos nossos roteiros, damos prioridade a artistas, eventos e produções que procuram refletir a diversidade cultural e buscam representar e problematizar questões sociais. Mande as suas sugestões para o nonada@nonada.com.br.

Moonlight e Eu não sou seu negro 

(Crédito: Plan B Entertainment)
(Crédito: Plan B Entertainment)

Entrou em cartaz essa semana em Porto Alegre as produções Moonlight e Eu não sou seu negro. Moonlight, dirigido por Barry Jenkins, conta três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Trata-se de um poético estudo de personagem e da busca pela identidade. Está indicado a oito oscars, incluindo melhor filme. Eu não sou seu negro é um documentário, dirigido por Raoul Peck, construído a partir de um manuscrito inacabado do romancista e ensaísta norte-americano James Baldwin.  A produção mostra, através da sociedade estadunidense, como boa parte do mundo ainda não conseguiu superar a visão escravocrata que perpetua por séculos e foi remodelada através de políticas de segregação ressonantes até hoje. Está indicado ao Oscar de melhor documentário.

Massa Crítica em ritmo de Carnaval 

Massa Crítica

Nesta sexta (24/02) acontece a Massa Crítica da Folia no Largo da Epatur (Travessa do Carmo, 84) a partir das 18h45. A ideia é mostrar a todos que existem muitas formas de mobilidade urbana, para isso os organizadores pedem que o público vá de bike, patinete, patins, ou com o que quiser nesse sentido.

Encontro de mulheres Quilombo dos Machado/Sete de setembro 

(Crédito: Frente Quilombola)
(Crédito: Frente Quilombola)

A Frente Quilombola o Quilombo dos Machado e a Comunidade Sete de Setembro convida para uma atividade em que será reforçada a resistência contra o Genocídio do Povo Negro, a Criminalização do Corpo Negro, a apropriação Colonial das referenciais Culturais Civilizatórias Africanas e a luta pela garantia do território. Vão acontecer rodas de conversas sobre saúde da mulher negra com as Negras Ativas, contação de história com o Sangue que Circula, Capoeira de Angola com o Grupo Caccapa do Acara, e informe sobre a conjuntura da resistência Quilombola. A organização do evento pede para que, quem puder, levar  uma contribuição em material escolar para as crianças da Comunidade. O evento acontece neste sábado (25/02) na Av. Rocco Aloise ao lado do Big Sertório a partir das 14h.
Bloco da Trinca na Cidade Baixa 

Porto Aelgre RS 19/02/2017 Carnaval de Rua 2017 - Bloco Panela do Samba Foto: Luciano Lanes / PMPA
Blocos de rua ocupam a Cidade Baixa (Crédito: Luciano Lanes / PMPA)

Neste sábado (25/02) vai ter desfile do Bloco da Trinca a partir das 17h30 na Rua da República, na Cidade Baixa.  Vai ter a presença de destaques do carnaval, como mestre sala e porta bandeira, estandarte, ala de mulatas, ala de passistas, musas, rainhas e todos aqueles que quiserem desfilar. Mais informações clicando no evento.

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixar um comentário

Não há comentários nessa página ainda. Vamos começar essa conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *