Guia Nonada – Cultura negra e blocos de rua no feriadão de Carnaval

O Guia Nonada desta semana destaca eventos e produções ligadas ao carnaval e a cultura negra. Tem muitas atividades gratuitas e acessíveis! Nos nossos roteiros, damos prioridade a artistas, eventos e produções que procuram refletir a diversidade cultural e buscam representar e problematizar questões sociais. Mande as suas sugestões para o nonada@nonada.com.br.

Moonlight e Eu não sou seu negro 

(Crédito: Plan B Entertainment)
(Crédito: Plan B Entertainment)

Entrou em cartaz essa semana em Porto Alegre as produções Moonlight e Eu não sou seu negro. Moonlight, dirigido por Barry Jenkins, conta três momentos da vida de Chiron, um jovem negro morador de uma comunidade pobre de Miami. Trata-se de um poético estudo de personagem e da busca pela identidade. Está indicado a oito oscars, incluindo melhor filme. Eu não sou seu negro é um documentário, dirigido por Raoul Peck, construído a partir de um manuscrito inacabado do romancista e ensaísta norte-americano James Baldwin.  A produção mostra, através da sociedade estadunidense, como boa parte do mundo ainda não conseguiu superar a visão escravocrata que perpetua por séculos e foi remodelada através de políticas de segregação ressonantes até hoje. Está indicado ao Oscar de melhor documentário.

Massa Crítica em ritmo de Carnaval 

Massa Crítica

Nesta sexta (24/02) acontece a Massa Crítica da Folia no Largo da Epatur (Travessa do Carmo, 84) a partir das 18h45. A ideia é mostrar a todos que existem muitas formas de mobilidade urbana, para isso os organizadores pedem que o público vá de bike, patinete, patins, ou com o que quiser nesse sentido.

Encontro de mulheres Quilombo dos Machado/Sete de setembro 

(Crédito: Frente Quilombola)
(Crédito: Frente Quilombola)

A Frente Quilombola o Quilombo dos Machado e a Comunidade Sete de Setembro convida para uma atividade em que será reforçada a resistência contra o Genocídio do Povo Negro, a Criminalização do Corpo Negro, a apropriação Colonial das referenciais Culturais Civilizatórias Africanas e a luta pela garantia do território. Vão acontecer rodas de conversas sobre saúde da mulher negra com as Negras Ativas, contação de história com o Sangue que Circula, Capoeira de Angola com o Grupo Caccapa do Acara, e informe sobre a conjuntura da resistência Quilombola. A organização do evento pede para que, quem puder, levar  uma contribuição em material escolar para as crianças da Comunidade. O evento acontece neste sábado (25/02) na Av. Rocco Aloise ao lado do Big Sertório a partir das 14h.
Bloco da Trinca na Cidade Baixa 

Porto Aelgre RS 19/02/2017 Carnaval de Rua 2017 - Bloco Panela do Samba Foto: Luciano Lanes / PMPA
Blocos de rua ocupam a Cidade Baixa (Crédito: Luciano Lanes / PMPA)

Neste sábado (25/02) vai ter desfile do Bloco da Trinca a partir das 17h30 na Rua da República, na Cidade Baixa.  Vai ter a presença de destaques do carnaval, como mestre sala e porta bandeira, estandarte, ala de mulatas, ala de passistas, musas, rainhas e todos aqueles que quiserem desfilar. Mais informações clicando no evento.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *