Lançamentos do mês

Porto Alegre
Dia: 11/04 (quarta-feira)
Local: Quintal Bar e Cultura (Luiz Afonso, 549/ Porto Alegre)

É hoje o lançamento de Caranguejo e outras histórias de amor, sedução e morte (Patuá, 93 págs, 2017), da escritora Liniane H. Brum.

Trata-se de uma coletânea de contos que lança um olhar nas relações amorosas e afetivosexuais. Homens e mulheres; casais; mães; pais; filhos e filhas marcados por fissuras emocionais, têm seus dramas encenados. São textos-fragmentos da vida íntima contemporânea: nada está datado, as narrativas não seguem uma ordem cronológica e se embaralham.

Nos 19 contos, Liniane direciona o olhar sobre aquilo que é corriqueiro nas relações e na nossa existência. Com isso, por meio de sua escrita, a descoberta, a culpa, o silêncio, o sexo, a perda, o amor ou ainda a morte ganham a sua devida dimensão na experiência de cada personagem. São construções e desfechos bastante familiares, mas que, por vezes, passam por nós sem receber uma reflexão mais profunda – por falta de tempo ou coragem. Numa época em que a obviedade precisa ser defendida, nada melhor do que a simplicidade para nos lembrar o quanto ela pode ser, também, impactante.

Caranguejo e outras histórias de amor, sedução e morte foi contemplado com a Bolsa de Criação Literária do PROAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado de São Paulo.

Liniane Brum nasceu e cresceu em Porto Alegre (RS) e hoje vive em São Paulo. É escritora, docente, pesquisadora e roteirista. Autora do romance semidocumental Antes do passado – o silêncio que vem do Araguaia (Arquipélago, 2012), que conta sobre a busca do seu tio Cilon Cunha Brum, desaparecido político no Araguaia durante a ditadura brasileira. É mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP e doutoranda em Teoria e História Literária na UNICAMP.

Compartilhe
Ler mais sobre
Veredas
Ler mais sobre
Entrevista Processos artísticos Veredas

Teresa Cárdenas: griot dos princípios e finais