PL que propõe renda básica a artistas é protocolado na Câmara

Thaís Seganfredo

Ilustração: Joana Lira

Está tramitando na Câmara dos Deputados desde esta quinta-feira (26) o Projeto de Lei 1075/2020, que dispõe sobre Ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia do coronavírus no Brasil, com objetivo de garantir a renda dos trabalhadores do setor. Profissionais informais que ganhavam até 2 salários mínimos antes da pandemia teriam direito a 1 salário mínimo se aprovada a proposta.

O PL é uma iniciativa da mesa diretora da Comissão de Cultura da Câmara Benedita da Silva, Maria do Rosário e Aurea Carolina e é assinado por diversos parlamentares de diversos partidos. A iniciativa foi elaborada com a participação de entidades culturais e pensadores, integrantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e ex-gestores do extinto Ministério da Cultura.

Entre as medidas propostas no PL, ao qual o Nonada – Jornalismo Travessia teve acesso em primeira mão, estão a complementação mensal da renda para trabalhadores informais do setor cultural, a proibição do corte no fornecimento de água, de energia elétrica e de serviços de telecomunicações e internet para entidades do setor, a moratória dos débitos tributários das microempresas que atuem no setor cultural com a União por até 6 anos,  a prorrogação por um ano de prazos relativos a projetos culturais aprovados em mecanismos de fomento federais e ainda a prioridade de atividades culturais transmitidas pela internet na concessão de recursos federais para a cultura ao fomento.

Para a arrecadação dos recursos necessários, o projeto propõe utilizar o valor de 3% (três por cento) do produto da arrecadação da loteria federal destinado à Cultura, além de recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Profissionais inclusos no Programa Bolsa Família, da Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), ou de qualquer outro que possa vir a ser criado em virtude da pandemia do coronavírus não poderão ser beneficiados pelo projeto.

Confira o texto-base do projeto, assinado pela Comissão de Cultura da Câmara:

“A cultura é um dos segmentos que mais contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, seja na geração de emprego e renda, seja na inclusão social de muitos brasileiros e na constituição de mais de 2% do PIB nacional. O setor cultural emprega mais de 5% da mão de obra do país. Isso significa que há cerca de 5 milhões de brasileiros que se dedicam ao setor, dos quais 3 milhões não possuem renda fixa, em função da instabilidade e sazonalidade de suas atividades profissionais na área cultural. Com a chegada da pandemia do coronavírus ao Brasil, grandes restrições foram impostas às atividades culturais em todo o território nacional e, até o momento, não há nenhuma proposta estruturante do Governo Federal para mitigar os impactos econômicos dessas medidas na vida dos trabalhadores da cultura. Além de um dos primeiros segmentos a ser diretamente atingido, a área cultural tem se mobilizado nacionalmente para superar com agilidade, solidariedade, cidadania e criatividade essa gravíssima crise sanitária, econômica e social. Por outro lado, a negligência do governo de Jair Bolsonaro para com esse setor aprofunda o cenário de criminalização dos profissionais da área e de desmonte das políticas culturais em âmbito federal.

Frente ao isolamento social e ao período de quarentena estabelecidos pela Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, e cumprindo seu papel de colaborar com a superação dessa grave crise que se manifesta  também na área cultural, a mesa diretora de 2019 da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, que tinha como presidenta a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e vice-presidentas as deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Áurea Carolina (PSOL-MG), protocolou um Projeto de Lei com autoria de 27 parlamentares de 12 estados e 8 partidos, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural enquanto as medidas de isolamento ou quarentena em função da pandemia do coronavírus estiverem vigentes no Brasil.”

Compartilhe
Nortista vivendo no sul. Escreve preferencialmente sobre políticas culturais, culturas populares, memória e patrimônio.
Ler mais sobre
Políticas culturais Reportagem

Quem monta um palco vazio?

Comunidades tradicionais Processos artísticos Resenha

Do ventre da árvore do mundo vem “O som do rugido da onça”

Políticas culturais Reportagem

Da diversidade cultural aos direitos trabalhistas, Conferência elege 30 propostas para nortear novo Plano Nacional de Cultura