Podcast: Cartografias da Censura à Arte no Brasil

Está no ar o podcast Cartografias da Censura à Arte no Brasil, que propõe uma reflexão sobre a história do cerceamento à liberdade de expressão no país, em especial durante o período de ditadura militar. Os diferentes conceitos de censura e seu entrelaçamento com temáticas afro-religiosas, feministas e queer também estão no programa.

Com financiamento do Sesc a partir do edital Sesc Cultura Convida e produção dos nossos editores Rafael Gloria e Thaís Seganfredo, o projeto tem como ponto inicial o Observatório de Censura à Arte, iniciativa idealizada pela nossa reportagem, que registrou até o momento mais de 50 casos de censura no Brasil desde o cancelamento da mostra Queermuseu, em Porto Alegre.

O podcast propõe uma reflexão teórica sobre o próprio conceito de censura por um viés interseccional, que engloba também os direitos humanos e a diversidade cultural. No programa, abordamos tópicos como métodos de cerceamento, consequências para o fazer artístico e ainda um levantamento das principais temáticas cujas obras sofreram censura nos últimos 3 anos, mapeadas pelo Observatório de Censura à Arte.

Ouça no Spotify:

Ouça no Yotube do Sesc Cultura Convida:

Sobre o Observatório de Censura à Arte

Plataforma online que mapeia casos de interrupção, cancelamento, silenciamento, vandalismo ou destruição de obras e eventos artísticos trazendo como marco temporal o cancelamento da mostra Queermuseu. Todos os casos de censura são mapeados a partir da imprensa ou de relatos enviados à nossa equipe e publicados após verificação jornalística dos fatos. O projeto já foi tema de reportagem na Folha de Pernambuco, revista Veja, jornal O Globo e Diário de Notícias (Portugal).

 

 

Compartilhe
Ler mais sobre
censura direitos humanos
Ler mais sobre
Direitos humanos Institucional Notícias

Pesquisa pretende identificar casos de assédio e discriminação na arte

Direitos humanos Notícias Políticas culturais

Direito à aposentadoria para artistas é destaque na 1ª Conferência dos Trabalhadores da Cultura