Largo Zumbi dos Palmares: Uma história de resistência

Foto: Carol Ferraz/Nonada

O podcast Largo Zumbi dos Palmares: Uma história de resistência é um projeto especial desenvolvido pelo Nonada – Jornalismo Travessia e uma tentativa de contar parte da grande história desse espaço de referência para a população negra da cidade de Porto Alegre. Para o programa, entrevistamos a doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rosiéli Melgarejo da Silva e o professor e historiador Manoel José Ávila.

Conhecido como Largo da Epatur até 2002, devido à presença da sede da antiga Empresa Portoalegrense de Turismo (EPATUR), foi com o esforço dos diversos movimentos negros da cidade que lutam pela valorização da memória e do espaço da população afrogaúcha em Porto Alegre que em 2002 o espaço recebeu o nome oficialmente, por meio da Lei 9035/02, de Largo Zumbi dos Palmares, em homenagem ao herói abolicionista e também devido à histórica presença negra no bairro.

Atualmente, ele também é um espaço de convivência comunitária, sendo o local onde se realiza uma das maiores feiras livres do Rio Grande do Sul todos os sábados pela manhã. Mas o largo não perdeu a sua característica de valorização e de expressão da população negra e da sua cultura, com muitos eventos e manifestações, tornando-se também um território de identificação dos movimentos sociais, de encontros de marchas e passeatas políticas, assim como de várias manifestações artísticas.

O largo Zumbi dos Palmares que leva o nome do grande líder quilombola, referência na luta pela liberdade, é uma identificação importante que relembra a histórica resistência e que também serve para os tempos atuais. Justamente porque as relações territoriais perduram, assim como as relações de poder e desigualdade. Uma identificação que ultrapassa os anos e incentiva a reunião de diferentes sujeitos e necessidades, atuando seja nas artes, em manifestações ou no lazer.

Ouça abaixo ou acesse o link.

O projeto conta com financiamento do edital FAC Digital RS, via cultura.rs.gov.brfeevale.br e feevaletechpark.com.br

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.
Ler mais sobre
Processos artísticos Reportagem

Traduzir e transcender: Conheça a multiartista e cantora lírica Inaicyra Falcão, que entoa versos em Iorubá

Memória e patrimônio Reportagem

Centenário é importante para revisar mitos da Semana de Arte Moderna

Curadoria Processos artísticos

Com látex, madeira e chinelo, artistas visuais criam novos mapas decoloniais