Após décadas de ocupação, coletivos deixam centro cultural Cia de Arte

Ester Caetano e Thaís Seganfredo

Coletivos culturais e entidades que ocupavam o espaço municipal Cia de Arte, no centro de Porto Alegre,  terão que deixar o prédio após o termo de cessão não ser renovado. A prefeitura afirma que deu um prazo para o encaminhamento da documentação, que não foi cumprido, e que uma pessoa não pertencente à associação estaria ocupando um dos espaços do prédio de nove andares. 

Fabio Cunha, presidente da Associação dos Grupos da Companhia de Arte, diz que a questão burocrática ainda poderia ser resolvida. “Há possibilidade de regularizar, só que precisa de tempo de 60 dias, e a prefeitura não quer conceder esse tempo. Eles me pediram vários documentos, foi entregue a boa parte deles e faltaram duas certidões. Uma delas levaria 60 dias por causa da pandemia”, lamenta, apontando que as complicações causadas pela pandemia de covid-19 e o baixo número de funcionários impossibilitaram a associação de dar conta da documentação no tempo estabelecido pela prefeitura. 

Em nota ao Nonada, a prefeitura diz que o centro cultural não será desativado, mas a finalidade da futura ocupação do prédio terá também foco social. “A SMC está construindo um novo plano de ocupação do local, que amplifique seu aproveitamento cultural e social, incrementando suas potencialidades intrínsecas”. Como contamos nesta reportagem, a SMC também estuda um plano de ocupação para a Ksa Terezinha.

De acordo com Cunha, o prédio, utilizado como centro cultural desde 1997, tem uma história intrinsecamente ligada à associação. “Ele tem uma história de ocupação, foi comprado por uma associação de funcionários da Caixa Econômica, que destinou seu uso para a cultura”, diz. Ao final dos anos 90, aconteceram diversas manifestações pela cidade, organizadas por artistas e entidades culturais, chamando a atenção da sociedade e poder público para a cultura local, mesma época em que o prédio foi adquirido pela prefeitura. Em 2004, a Associação do Centro Cultural Cia de Arte recebeu da Prefeitura de Porto Alegre um Termo de Cessão de Uso, passando a ocupar oficialmente o centro. 

Nos últimos anos, sob um processo de revezamento e gestão colaborativa, o espaço sediou atividades de artistas e entidades como o Cirandar, a Companhia Teatro ao Quadrado e o diretor Bob Bahlis, incluindo oficinas, rodas de conversa, shows e espetáculos de segmentos como teatro, dança, literatura, música, artes visuais, circo e capoeira. Além das salas para ensaios e de um teatro com capacidade para 170 pessoas, a Cia de Arte também abriga uma biblioteca da ONG Cirandar. Segundo a secretaria, “os trâmites seguintes estão a cargo da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio e da Procuradoria-Geral do Município”.

Com relação ao modelo de ocupação a ser aplicado pela prefeitura para o futuro da Cia de Arte, Cunha defende que sejam lançados editais de chamamento público para a escolha das próximas entidades e coletivos. “A cidade não pode perder esse espaço, porque a gente já perdeu a Usina do Gasômetro, que está fechada e que era um espaço que abrigava a essa demanda da criação dos artistas”, defende.

Recentemente, Cunha realizou um levantamento de espaços municipais atualmente desocupados que poderiam ser destinados à moradia e à cultura. “A gente tem uma lista de 1500 espaços que vão desde de galpões, terrenos, lojas, coberturas, apartamento a ‘n’ situações. Já se teve vários diálogos da sociedade civil e as entidades como os sindicatos dos arquitetos tem uma proposta, o movimento de moradia tem uma proposta para esses espaços”, afirma. 

Compartilhe
Ler mais sobre
Comunidades tradicionais Processos artísticos Resenha

Do ventre da árvore do mundo vem “O som do rugido da onça”

Direitos humanos Entrevista

“As cidades brasileiras foram pensadas para os brancos não serem incomodados”, diz pesquisador

Notícias Políticas culturais

“SUS da Cultura”: entenda como vai funcionar o Sistema Nacional de Cultura