Cursos

Curso-Jornalismo-Alternativo-03O Nonada realiza cursos, oficinas, vivências e palestras relacionadas ao exercício do jornalismo alternativo e independente. O serviço pode ser contratado por organizações, universidades, escolas privadas, grupos e pessoas autônomas.

As atividades são gratuitas para comunidades, ocupações, escolas e universidades públicas.

Entre em contato pelo email nonada@nonada.com.br!

1ª Edição do Curso de jornalismo alternativo – Concluída

Acreditamos que o jornalismo alternativo é o caminho para dar voz a quem ainda é invisibilizado pela grande mídia. Queremos incentivar a produção de novos canais de comunicação independentes e alternativos como caminho para a democratização da comunicação. Este curso aborda questões que consideramos base para o exercício do jornalismo, sempre com diferentes convidados que trazem as experiências e vivências de suas iniciativas. O curso ainda prevê exercícios e a realização de entrevistas e reportagens que podem ser publicadas no site do Nonada, além da criação de um veículo alternativo ou de uma grande reportagem como trabalho final.

Palestrantes convidados: Alexandre Haubrich (Jornalismo B), Marcio Figueira (TV Restinga), Rafael Guimaraens (Coojornal), Gemis, Fernanda Oliveira (historiadora e pesquisadora da cultura negra), Theo Lima (Teoria da Deriva), Anselmo Cunha (Colaborador da mídia Ninja, foto – Deriva), Danilo Christdis (foto – deriva), Vicente Carcuchinski (foto – deriva), Ariel Oliveira (Jornalismo em Quadrinhos), Anelise de Carli (Músculo), Rádio comunitária Voz do Morro, Leonardo Foletto (BaixaCultura), Priscila Pasko (Veredas), Natasha Ferla (Revista Capitolina), Jornal Já

Módulos:

  •  Pra que(m) serve o jornalismo alternativo?
  •  Sensibilidade e voz no jornalismo
  •  Deriva jornalística
  •  Formatos e narrativas: novos modus operandis do jornalismo
  •  Cultura e arte política
  • Travessia jornalística: como criar seu próprio veículo

1ª Edição do Curso escrita criativa no jornalismo 

ND-Escrita-Criativa-promo

O curso de Escrita Criativa no Jornalismo tem como propósito trabalhar e estimular a criatividade no texto jornalístico. A ideia é fugir do místico padrão da objetividade e procurar uma maior liberdade na escrita – claro que sempre calcado e fiel à realidade e aos fatos. Para isso, vão ser trabalhados fundamentos de escrita criativa (conceitos como subtexto, catarse, verossimilhança, figuras de linguagem) e também os conceitos básicos do texto jornalístico. Com isso, vamos mesclar as ideias e trabalhar com muita produção de texto.

As aulas serão expositivas e também funcionarão como um grupo de escrita. Um dos objetivos também é perder o medo de escrever, de expôr o texto e se arriscar mais nas narrativas. A programação aqui apresentada pode, e vai, ser discutida em aula, sendo que a proposta é também uma construção horizontal do conteúdo. Há a possibilidade da confecção de um zine coletivo com textos produzidos durante o curso. O professor se disponibiliza também para encontros individuais para discussão de assuntos específicos ligados ao texto.

Uma parte do dinheiro arrecadado será direcionado para o Fundo de Apoio à mídia alternativa, que é mantido pelo Nonada.

SERVIÇO

Qual o valor? R$225,00 para os cinco primeiros (esgotada), R$250,00 para os 15 restantes.
Quantos encontros? São dez encontros.
Inscrições podem ser realizadas nesse link: É possível parcelar em até dez vezes no cartão de crédito, ou pagar em boleto, ou, ainda, em débito online. https://www.sympla.com.br/escrita-criativa-no-jornalismo__118409

Caso exista alguma dúvida entra em contato pelo email rafaelgloria88@gmail.com ou cel/whats: 999915282

 

Share Button

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design e Desenvolvimento