Divulgada a programação do I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos

Cartaz do Evento, parceria do Instituto Goethe com a Feira do Livro

A Feira do Livro de Porto Alegre e o Instituo Goethe de Porto Alegre serão o palco do I Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. Durante os dias 28, 29 e 30 de outubro de 2010, quatro convidados nacionais e dois convidados da Alemanha estarão na capital gaúcha para debater a origem e os rumos desse novo gênero jornalístico. Entre palestras, debates e mesas-redondas, haverá ainda uma mostra internacional de reportagens em quadrinhos e a exposição “Comics, Manga & Co. – A nova cultura de quadrinhos alemães”, além de oficinas temáticas.

Entre os convidados nacionais estão Aristides Dutra, Mestre em Jornalismo em Quadrinhos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Felipe Muanis, jornalista, ilustrador e professor da Universidade Federal Fluminense; Gilmar Rodrigues, jornalista, autor do livro-reportagem “Loucas de amor em quadrinhos”, sobre mulheres que se apaixonam por serial killers; e Spacca, desenhista e escritor de quadrinhos históricos. Os convidados alemães são os quadrinistas Atak e Jens Harder.

A organização é uma parceria do Goethe-Institut Porto Alegre com a Feira do Livro. A curadoria do encontro e da exposição de reportagens é do jornalista Augusto Paim. A programação completa e o currículo dos candidatos está disponível na seção “Eventos” do site www.goethe.de/portoalegre.

O Jornalismo em Quadrinhos – também conhecido como Jornalismo Gráfico – é uma modalidade jornalística relativamente recente. O principal nome do gênero é Joe Sacco, jornalista maltês que faz livros-reportagem em quadrinhos sobre conflitos étnicos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *