Da Vinci em exposição no MARGS

"A Virgem das Rochas" será exposta no MARGS (Crédito: Arquivo)

O segundo semestre de 2011 será movimentado em Porto Alegre no que diz respeito às Artes Visuais. Além do debate sobre as poéticas do território que a Bienal do Mercosul vai incitar, a cidade vai assistir a uma exposição inédita de outro continente. A mostra de originais de Leonardo Da Vinci, que faz parte da programação do Ano da Itália no Brasil, vai acontecer no Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

O curador da exposição é o superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico de Roma, Claudio Strinati. Serão expostos cinco quadros a óleo do pintor renascentista, 12 desenhos, 11 anotações e seis máquinas do artista, além de 16 telas de pintores que seguiram a mesma escola. Dentre as obras mais famosas, está a “A Virgem das Rochas”.

Existem duas versões deste quadro. A primeira, exposta no Museu do Louvre, foi pintada aproximadamente entre 1483 e 1486. Trata-se de um dos primeiros grandes resultados do uso do chiaroscuro, efeito elaborado pelo próprio Da Vinci que consiste em um jeito particular de contrastar luz e sombra. A segunda versão, pintada entre 1491 e 1508 e exposta atualmente na National Gallery de Londres, terminou de ser restaurada neste ano, depois de processo que durou 18 meses.

A restauração revelou que esta segunda versão foi também pintada pelo próprio DaVinci, e não por seus seguidores, como se acreditava anteriormente. Uma camada de verniz aplicada em 1948-9 ocultara certos detalhes, como o caráter de esboço de alguns pontos do quadro, que portanto, é inacabado. A versão que poderá ser vista em Porto Alegre, na exposição que ainda não tem data definida, é a primeira.

Compartilhe

One thought on “Da Vinci em exposição no MARGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *