Recortes | Comics – Suspenses e Mistérios (e o Jornalismo de Joe Sacco)

O Fantasma da Ópera, da coleção Graphic Chillers

A Editora Prumo lançou o mais novo volume da série de terror em quadrinhos Graphic Chillers. O Fantasma da Ópera (formato 18 x 23 cm, 32 páginas), de Gastón Leroux, tem roteiro e adaptação de Joeming Dunn e arte de Rod Espinosa.

A história do triângulo amoroso entre uma cantora lírica, um aristocrata e um misterioso gênio musical que mora nos porões de um grande teatro, é um dos mais famosos romances de suspense e horror da literatura mundial. Publicado em capítulos no jornal francês Le Gaulois no início do século passado e em livro em 1911, O Fastasma da Ópera é mais conhecido pelas diversas adaptações da história para outras mídias, entre TV, teatro e cinema. Agora com a adaptação para os quadrinhos, a história pode ser apreciada em mais um formato.

A coleção Graphic Chillers é voltada para o público adolescente, com o objetivo de proporcionar um primeiro contato dos jovens com a literatura clássica de horror e suspense. A série já publicou outros títulos, como Drácula, Frankenstein e O Médico e o Monstro.

***

La Colère de Fantômas: Les Bois de Justice, ainda não publicado no Brasil

Outra obra da literatura mundial, embora menos conhecido, também foi recentemente adaptado para os quadrinhos.

É Fantômas, de Pierre Souvestre e Marcel Allain, um dos personagens mais populares das histórias policiais francesas, perdendo, talvez, apenas para Arsène Lupin (embora Lupin seja um ladrão antiherói, enquanto Fantômas é um assassino sádico e manipulador).

A adaptação livre para os quadrinhos fica por conta de Julie Rocheleau (texto) e Olivier Bocquet (arte), que já tiveram seu trabalho muito elogiado na França. Os dois resolveram contar a história em uma série, La Colère de Fantômas, e o primeiro volume, Les Bois de Justice, já foi muito elogiado por lá. 

O livro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil, mas estamos esperando.

***

Os Jones Brothers, William, John e Maurice

No espírito de histórias de mistério, fica a recomendação de leitura da série online Jones Inc.

A série conta as aventuras de três irmãos, um detetive particular, um policial e um nerd, John, William e Maurice, resolvendo mistérios na “metrópole” em que moram. Uma nova página é publicada por semana no site, sempre dando continuidade a história maior, mas ao mesmo tempo funcionando independentemente, como uma tirinha.

Carregado de humor, a história do detetive e seus irmãos é ilustrada por Mauro Souza e escrita por Carlos Estefan, ambos da Mauricio de Sousa Produções, embora este seja um projeto independente da produtora.

Leia os capítulos de Jones Inc que, não custa repetir, saem toda a semana.

***

A última de hoje é outra leitura online, dessa vez do quadrinista/jornalista Joe Sacco.

Sacco, conhecido por ter criado o jornalismo em quadrinhos como hoje conhecemos, foi para a Índia em 2010 para fazer uma reportagem para a revista francesa XXI, que a publicou em sua décima terceira edição, no primeiro semestre de 2011. A reportagem, Kushinagar, aparece na coletânea Journalism, da editora Metropolitan, que contém diversas outras reportagens em quadrinhos de Joe Sacco.

Kushinagar retrata a pobreza da Índia rural como testemunhada por Sacco em sua visita ao distrito indiano. O autor quis se afastar um pouco de sua temática de conflitos (tendo feito diversas reportagens sobre os conflitos na Palestina e na Bósnia e suas consequências e desdobramentos). Agora publicada na revista The Caravan, da Índia, a reportagem está disponível na íntegra online. Clique aqui para ler Kushinagar, de Joe Sacco.

Compartilhe
Ler mais sobre
Sem categoria

Um ano de travessia – Comics