Fantaspoa 2016: “Vulcania”, de José Skaf

20160512-vulcania-papo-de-cinema-07Ao dirigir o seu primeiro longa-metragem num gênero pouco tradicional do cinema espanhol, como é o da ficção científica distópica, o diretor José Skaf apostou alto. Vulcania (2015, 90 minutos) conta a história de uma comunidade de mineradores, formada por duas famílias que se mantêm isoladas de qualquer outra forma de vida, segundo ordenam os mandamentos escritos por seus fundadores: “nada existe além da fronteira”.

O filme inicia com uma sequência alternada de frases como esta, apresentadas na tela como citações do livro que organiza a vida comunitária, e as cenas de uma mulher e seu filho, que acabam ultrapassando a fronteira e morrendo na explosão de uma gruta, junto com dois outros homens da comunidade que estavam ali a confabular. A combinação de takes e frases com a trilha sonora percussiva e a fotografia da árida paisagem espanhola fazem dessa uma abertura promissora, à qual infelizmente, o restante do filme não corresponde. Nela compreendemos, de saída, as regras sob as quais estão submetidos os habitantes de Vulcania e o clima opressivo que elas condicionam. O controle social mantém as famílias unidas pelo dever de “manter vivo o fogo” e pelo desejo de “protegê-los da dúvida”. Isto é, de fazer com que cada membro siga a rotina de trabalho na mineradora – que é o centro orbital de Vulcania – sem cogitar qualquer outro modo de vida. Não bastasse isso, as famílias coexistem num nível clânico – os casamentos são consanguíneos, e as relações, portanto, incestuosas.

Não sabemos em que tempo vive esse grupo de pessoas, mas aos poucos descobrimos que por trás do aparente protecionismo está o interesse capitalista dos líderes de cada família, que garantem a manutenção das tradições e do confinamento dos trabalhadores, enquanto fruem da riqueza e da vida na cidade. Isso, porém, não nos é revelado em ações, mas em um diálogo que o herói do filme, Jonás (Miquel Fernández), acaba escutando depois de esgueirar-se secretamente para o escritório dos líderes.

vulcania_foografiaUm pouco antes disso, Jonás havia encontrado um livro infantil, intitulado “A cidade”, em que ilustrações explicam o funcionamento da vida urbana. É por causa desse livro que ele começa a ir atrás das reais causas da morte de sua esposa e seu filho – aqueles personagens da cena inicial. Nessa jornada, acaba aproximando-se de Marta (Aura Garrido), cujo marido também havia morrido no episódio da explosão. Atento aos movimentos esquivos de Marta, Jonás descobre que ela é abusada pelo líder de sua família, Adam (Ginés Garcia Millán), e decide ajudá-la a fugir de Vulcania em busca da “cidade”. Por motivações que ainda não consegui compreender, José Skaf decidiu dar superpoderes ao personagem de Jonás, o qual desenvolve a capacidade de mover elementos metálicos com o poder da mente. Digo isto pois os poderes não são fundamentais para o desenvolvimento da trama, e ao invés de enriquecê-la, parecem um recurso subaproveitado e, por isso mesmo, dispensável.

A história da comunidade isolada do resto do mundo é uma das estruturas narrativas que carrega consigo temas arquetípicos da humanidade, como os limites e dilemas entre segurança e liberdade, comodismo e curiosidade, lar e aventura, família e sociedade. Vulcania trata disso com uma certa ironia ao apresentar “a cidade” como destino edênico, ao qual Marta deve fugir para ser mais feliz. O ponto fraco do filme não é essa estrutura temática, que ecoa, por um lado, filmes como “A Vila”, e, por outro, reflexões humanas tão antigas quanto a Odisseia. A mesma história pode ser recontada milhares de vezes e continuará interessante, desde que sua forma estética nos seduza: não é o caso deste primeiro longa-metragem de Skaf.

Os diálogos e interações entre as personagens são previsíveis, repetindo moldes de vilão, herói e mocinha indefesa, que deixam as personagens sem profundidade. Além disso, a obra possui erros de coerência narrativa, como o da cena final, em que, ao invés de usar seu poder para abrir a porta de ferro que separa Vulcania do resto do mundo, Jonás corre até a sala de controle para apertar um botão. A sensação ao fim do longa é que ele não consegue nem seguir a receita que faria dele uma ficção científica ou distopia convincente, nem ir além disso, provocando nosso olhar para outros elementos de sua composição.

Compartilhe
Ler mais sobre
Destaque
Ler mais sobre
Direitos humanos Notícias Políticas culturais

Unesco sugere salário mínimo a todos os trabalhadores da cultura