Klara e o Sol, de Kazuo Ishiguro, é tema do novo episódio do podcast Põe na Estante

Quem não quer uma boa companhia? Klara é como eu, como você. Na verdade, um pouco mais jovem que eu. É uma menina. Que anda, que fala, que ri, que acompanha o movimento do sol. Klara é uma menina-robô. Uma AA, diz o rótulo, uma amiga artificial. E é isso que ela quer: ser amiga de alguém, ser escolhida para ser amiga. O encontro com Josie é uma promessa de relação e uma oportunidade de aprendizado. A convivência com os humanos ensina sobre o cenho franzido, os olhos marejados, os punhos cerrados, os dentes à mostra… Nuances que a programação não alcançou, Klara busca na observação. As emoções, que Klara reproduz e nomeia, são emuladas. Mas e nós? Emulamos ou sentimos? 

Klara e o Sol, de Kazuo Ishiguro, é tema do quinto episódio desta temporada do Põe na Estante. Nesta conversa, a jornalista Gabriela Mayer, apresentadora do podcast, recebe os jornalistas Cynthia Martins e Eduardo Frumento como convidados.

Compartilhe
Jornalista, Especialista em Jornalismo Digital pela Pucrs, Mestre em Comunicação na Ufrgs e Editor-Fundador do Nonada - Jornalismo Travessia. Acredita nas palavras.