8 livros brasileiros que se destacaram em 2021

Por Rafael Gloria Foto: Anselmo Cunha

O ano de 2021 foi incrível para a literatura brasileira, com grandes publicações

O Nonada Jornalismo fez uma lista de alguns dos destaques do ano. Confira:

O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório A obra fala sobre a recriação da figura paterna a partir das lembranças do filho, tendo como forte fio condutor a questão racial

Risque Esta Palavra,  de Ana Martins Marques A autora absorve o que está ao redor — na tentativa de compreender o mundo —, mas, sobretudo, de criar novos mundos.

Lula - Volume 1, de Fernando Morais Primeira parte da biografia do presidente Lula, uma das figuras mais icônicas da política nacional.

Pequena Enciclopédia dos seres comuns, de Maria Esther Maciel A poeta  escreveu um livro que mistura biologia e poesia. Aqui, a criação literária corre de mãos dadas com os antigos manuais naturalistas.

 A trama de dois trabalhadores de um supermercado desenrola e exemplifica a opressão capitalista diária.

Os Supridores, de José Falero

Cartas para minha avó,  de Djamila Ribeiro A filósofa revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra.

Sagatrissuinorana , de  João Luiz Guimarães O livro é uma homenagem a Guimarães Rosa e reconta a fábula dos Três Porquinhos, mas tendo como pano de fundo o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho. Foi considerado o livro do ano pelo Jabuti.

A extinção das abelhas, , de  Natália Polesso O livro  é uma exploração profunda sobre a solidão. Uma história brutal sobre uma mulher, um gato e um mundo em colapso.