Por Daniel MundurukuFotos: Otavio Fortes e Douglas Freitas
Doutor em Educação pela USP e autor de 52 livros, Daniel Munduruku desconstrói o imaginário que a população tem em relação à palavra “índio”
"Peço licença para entrar no território de vocês. Eu venho questionar esse olhar quadrado que o ocidente desenvolveu e que exclui olhares circulares"
"Peço licença para entrar no território de vocês. Eu venho questionar esse olhar quadrado que o ocidente desenvolveu e que exclui olhares circulares"
"Quando leem minha biografia, dizem que não sou mais índio, que já sou “civilizado”. Eu não sou índio e não existem índios no Brasil."
"Quando leem minha biografia, dizem que não sou mais índio, que já sou “civilizado”. Eu não sou índio e não existem índios no Brasil."
"Essa palavra não revela minha identidade, revela a imagem que as pessoas têm e que muitas vezes é negativa."
"Essa palavra não revela minha identidade, revela a imagem que as pessoas têm e que muitas vezes é negativa."
"Cada povo cria seu modo de estar no mundo. E cada povo tem suas tradições, sua crença, cultura, política e economia. "
"Cada povo cria seu modo de estar no mundo. E cada povo tem suas tradições, sua crença, cultura, política e economia. "
"No Brasil, existem 307 línguas indígenas muito antigas. E essas línguas são tão diferentes entre si quanto o português é diferente do chinês. "
"No Brasil, existem 307 línguas indígenas muito antigas. E essas línguas são tão diferentes entre si quanto o português é diferente do chinês. "
"O Brasil é como um adolescente que não se aceita. É preciso fazer um resgate e saber que somos um povo formado pelos negros, indígenas e europeus. "
"O Brasil é como um adolescente que não se aceita. É preciso fazer um resgate e saber que somos um povo formado pelos negros, indígenas e europeus. "
Quando o indígena luta pela terra, está lutando por um conjunto de vidas. Talvez essa mensagem de pertencimento seja a grande contribuição dos indígenas.
Quando o indígena luta pela terra, está lutando por um conjunto de vidas. Talvez essa mensagem de pertencimento seja a grande contribuição dos indígenas.
"Nossos conhecimentos são tão valorosos quanto os não indígenas. Já ouvi muitas vezes que “lugar de índio” é no mato. Mas que mato está sobrando pra nós?"
"Nossos conhecimentos são tão valorosos quanto os não indígenas. Já ouvi muitas vezes que “lugar de índio” é no mato. Mas que mato está sobrando pra nós?"