Como eram os personagens do filme Marighella na vida real

Por Thaís Seganfredo

O filme Marighella, dirigido por Wagner Moura, conta a história do líder da Ação Libertadora Nacional, o baiano Carlos Marighella.

Neto de escravos sudaneses, o líder e seus companheiros aderiram à luta armada para combater a ditadura militar.

O filme, que é inspirado em uma biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães, tem a pegada do cinema de ação

Muitos personagens retratados existiram na vida real ou foram inspirados em figuras públicas da época. Saiba como eram os personagens:

Joaquim Câmara Ferreira ,  o “Velho” Co-fundador da ALN, foi morto em 1970 após uma emboscada do delegado Fleury, depois de ser barbaramente torturado

Carlos Marighella O “inimigo número 1” da ditadura tinha 55 anos quando fundou a ANL. Como deputado, também lutou contra o Estado Novo. Foi morto em 1969.

Clara Charf Foi na militância contra o Estado Novo de Vargas que Clara conheceu Marighella. Se casaram e viveram juntos até a morte dele. Nos anos 1980, ajudou a fundar o PT e milita na esquerda até hoje.

Hermínio Sacchetta O jornalista rompeu a censura e publicou um manifesto de Marighella. Foi impedido de exercer a profissão até 1975, quando voltou às redações.

Carlinhos O filho de Marighella chegou a perder uma vaga na Petrobras por causa do sobrenome. Ficou anos desempregado e hoje é aposentado e pai de 3 filhos.

Sergio Fleury Bruno Gagliasso interpreta o vilão do filme, um dos agentes do Dops mais cruéis, responsável pela tortura de muitos cidadãos. Morreu afogado no final dos anos 1970.