Conheça 8 artistas que abordam a visibilidade lésbica

Nonada Jornalismo

Agosto é o mês da visibilidade lésbica e separamos  artistas visuais que trabalham o tema em suas produções, como a Beatriz Paiva, que você vê nessa página

São mulheres veteranas e revelações que vêm construindo carreias sólidas. Confira:

Zanele Muholi: retrata a comunidade LGBTQIA+ na África do Sul, em especial mulheres negras lésbicas e pessoas trans

Beatriz Paiva: Artista de Belém (PA), Beatriz pesquisa a relação entre arte e cidade, o corpo afetivo da mulher preta e a lesbianidade.

Camila Svenson: No trabalho “100 cartas de amor” (2016), a fotógrafa paulistana pede a mulheres lésbicas. Em seguida, tira um retrato.

Jade Marra: Colocando o corpo em perspectiva e em quadro, a mineira reflete sobre gênero e o afeto entre mulheres.

Joan E. Biren: JEB documentou a vida de mulheres lésbicas nos anos 70. A fotógrafa estadunidense desejava fazer um retrato autêntico dessa comunidade.

Laura Aguilar:  nascida nos Estados Unidos, mas com origem mexicana. Dedicou-se à comunidade Queer em seu trabalho, partindo do autorretrato com relação ao corpo.

Marilia Oliveira: Fotógrafa cearense, é autora de “Um livro sobre o amor sapatão".  registrou seu cotidiano com a ex-namorada, reunindo os próprios registros de 5 outros casais de sapatonas

Mickalene Thomas:  artista contemporânea estadunidense, ela questiona o que é ser mulher e produz novos espectros de beleza e identidade sexual.