Checazap Firmina

A Checazap Firmina é a agência de checagem do Nonada Jornalismo, focada em desinformação sobre cultura, educação e pautas LGBTQIA+

Reportagem: Emilene Lopes

16 de novembro de 2024

Por Nonada e Transmídia
Arte: Agatha Lotus

      02 de outubro de 2024

          01 de outubro de 2024

          26 de setembro de 2024

          26 de setembro de 2024

          19 de setembro de 2024

          12 de setembro de 2024

          10 de setembro de 2024

          *Transparência: O Nonada tem projetos aprovados captados e em captação na plataforma da Lei Rouanet.

          30 de agosto de 2024

          O Nonada apurou que vídeos de canais de “promoção à fé cristã” também têm fomentado os ataques, divulgando informações sobre a professora e os artistas, incitando denúncias por “perseguição à igreja católica”. O clima de insegurança gerado por esses ataques levou ao adiamento das apresentações por decisão do próprio grupo de alunos. 

          Lei eleitoral não impede que municípios executem Política Nacional Aldir Blanc

          30 de julho de 2024

          Os municípios brasileiros estão liberados para lançar editais de fomento à cultura no ano de 2024, incluindo os relativos à Política Nacional Aldir Blanc.  É o que aponta o Parecer 19/2023/CNDE/CGU/AGU da Advocacia-Geral da União. 

          A liberação vale para chamadas públicas de projetos culturais e para premiações, mesmo sem a previsão de contrapartida. Segundo a AGU, consultada pelo Ministério da Cultura, os editais de fomento à cultura não esbarram na Lei das Eleições desde que a seleção pública seja regida por edital com previsão de critérios objetivos. 

          No Parecer, o relator da AGU lembra que a PNAB foi aprovada no Congresso com “a previsão legal de que a União repassará recursos aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios em anos subsequentes implica, inevitavelmente, na realização de ações de fomento à cultura em anos eleitorais”.  Para ter acesso aos recursos, os municípios enviaram planos de trabalho ao MinC. O Ministério também fornece aos gestores modelos de editais prontos e critérios definidos para serem aplicados nos municípios.

          Expediente | Checazap Firmina

          Reportagem
          Alexandre Briozo Filho
          Anna Ortega
          Emilene Lopes
          Melissa Sayuri
          Pedro Tubiana

          Ilustrações
          Cecília Marins

          Coordenação e edição
          Thaís Seganfredo

          Direção executiva – Nonada Jornalismo
          Rafael Gloria

          A Checazap Firmina é uma agência acelerada pelo programa Diversidade nas Redações – Desinformação e Eleições, realizado pela Énois Laboratório de Jornalismo.