A Associação Cultural Nonada Jornalismo é uma organização sem fins lucrativos que entende a cultura para além da produção artística. Desde 2010, busca ecoar com viés decolonial as múltiplas vozes que formam a cultura brasileira, com enfoque em pautas e projetos sobre processos artísticos, políticas culturais, comunidades tradicionais, culturas populares, direitos humanos e culturais, memória e patrimônio, cultura e clima.
Nós acreditamos que o jornalismo cultural precisa amadurecer para vencer os obstáculos que os cercam. Por que delimitar a cultura quando ela é viva, pulsante e em constante transformação? Quando ela é plural? Continuamos aprendendo e descobrindo novas formas de cultura. Culturas populares, cultura LGBTQIA+, cultura feminista, cultura quilombola. O Brasil é um mosaico infinito de expressões, e é isso que buscamos conhecer cada vez mais e representar na nossa cobertura jornalísticas e nos projetos culturais.
Por que Nonada? Esta é a palavra que abre o livro “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, um clássico que tem raízes na cultura popular. A história é narrada por Riobaldo, que relembra sua vida de ex-jagunço no sertão e o amor conflituoso que sente por seu amigo Diadorim. Pra nós, a palavra é sinônimo de travessia e de aprendizado. Nos inspiramos em Rosa para praticar um jornalismo com sensibilidade e que reflita a diversidade da nossa cultura brasileira.
Para saber mais sobre nossos princípios editoriais, acesse o Manual da Redação e Correção de erros.
Republique
Todo o nosso conteúdo é liberado para republicação gratuita em portais e outros meios de comunicação. Confira aqui as normas para a reprodução.
Missão: ecoar as múltiplas vozes que formam a cultura brasileira através do fazer jornalístico e cultural.
Visão: ampliar a informação sobre cultura no Brasil, contribuir com a diversidade cultural e com transformações sociais nas políticas públicas da área
- Valores
- Coletividade
- Nascemos dela e trabalhamos para a sua própria manutenção. Com o coletivo, carregamos a premissa de jornalismo comprometido com a diversidade cultural do Brasil e com os fazedores de cultura.
- Ética e independência editorial
- Acreditamos na defesa dos direitos humanos, na objetividade jornalística e na proteção das subjetividades, da escolha da pauta à checagem de fatos. Nosso trabalho é um compromisso público com a informação e com a transparência.
- Decolonialidade
- Para o Nonada, o fazer do jornalismo cultural é, também, trazer olhares diversificados sobre o Brasil com foco em questões de gênero, cor e etnia e/ou outros grupos historicamente minorizados, trazendo as suas histórias, ritos e expressões intelectuais e artísticas, pela sua narrativa.
Prêmios e Grants
Reporting Grant – Pulitzer Center (2024)
Bolsas de reportagem: Justiça Climática – Instituto Clima e Sociedade (2023)
Edital Acelerando Negócios Digitais – Meta e ICFJ (2023)
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (categoria regional) – Iphan (2022)
Fundo para Equidade do Google News Initiative (2022)
Edital Acelerando a Transformação Digital – Meta e ICFJ (2022)
Prêmio ARI de Jornalismo – 1º lugar na categoria reportagem web (2021)
Prêmio ARI de Jornalismo – 2º lugar na categoria planejamento gráfico (2021)
Edital Criação e Formação – Fundação Marcopolo e Sedac/RS – projeto Revista Nonada (2021)
Edital Sesc Cultura Convida – projeto Cartografias da Censura à Arte (2020)
Prêmio Ages Amigo da Escrita categoria imprensa – finalista (2018)
Prêmio ARI de Jornalismo – menção honrosa (2016)
Prêmio Agente Jovem da Cultura – MinC (2012)
Financiamento
Nosso trabalho é financiado por diferentes fontes de recursos, incluindo projetos jornalísticos e culturais, subvenções, financiamento coletivo, publicidade e prestação de serviços de conteúdo cultural.
Financiamento 2023: