O Comunica é um programa do Nonada que capacita líderes e agentes culturais periféricos em comunicação cultural! Além da trilha formativa, a turma também realiza um documentário e participa da criação de um guia cultural das comunidades, com distribuição gratuita. A gente acredita na força da economia criativa das periferias e quer potencializar talentos. Com uma metodologia que une o aprendizado interdisciplinar à co-criação de produtos culturais, o programa capacita jovens de diferentes territórios e incentiva a formação de redes.
O projeto já teve edições em Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), formando 60 pessoas e contemplando 3 mil pessoas com as revistas impressas e a exibição dos documentários, além de R$ 72 mil reais distribuídos em bolsa-auxílio.

***
Edição 2025 – Porto Alegre e região
A turma 2025 do Comunica capacitou agentes culturais de diferentes territórios de Porto Alegre e da região metropolitana! O documentário final homenageou a poeta e compositora Fátima Farias. Saiba como foi:
Trilha formativa:
- Impulsionando a cultura em territórios periféricos, com Marck B. Cruz + abertura das aulas, com equipe Nonada
- Oralidade, expressão e ancestralidade, com Dedy Ricardo
- Mapas afetivos: identificando pautas culturais na comunidade, com Hiro Okido
- Diversidade, direitos humanos e culturas originárias, com Raquel Kubeo
- Produção cultural: criação e escrita de projetos culturais, com Amora Produções Culturais
- Saindo da caixa: formas criativas de distribuir e divulgar nosso trabalho
- Cultura digital livre: potencializando a comunidade
- Escrita criativa: criando textos para uma revista impressa cultural, com Rafael Gloria
- Introdução ao Audiovisual, com Madylene Costa
Revista
Com distribuição gratuita de 1500 exemplares, a revista Comunica 2025 traz o conteúdo da trilha formativa direto para as páginas e também apresenta um guia das trajetórias e coletivos que integram esta edição do projeto! Leia abaixo ou faça o download aqui.
Documentário
No bairro Bom Jesus, periferia de Porto Alegre/RS, a escritora e compositora Fátima Faria promove cultura e inspira homens e mulheres negras com seu livro lançado na maturidade. Da escola do tema à captação de imagens, o documentário foi completamente realizado, com mentoria da videomaker Madylene Costa.
Galeria de fotos
Créditos: Desirée Ferreira
















Quem promove o projeto?
Comunica: potencializando locais é um projeto realizado via Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91). A edição atual, em Porto Alegre (RS), tem patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil. A realização e coordenação é da Associação Cultural Nonada Jornalismo, organização sem fins lucrativos que trabalha com conteúdo cultural a partir do viés decolonial, com produção executiva da Amora Produções Culturais.
